Em eleição apertada, Arilson Chiorato se reelege presidente do PT do Paraná. Zeca Dirceu contesta

Martha Feldens
arilson chiorato presidente eleito PT

Arilson Chiorato ao votar no domingo. Reprodução Instagram

Numa votação apertada e uma contagem de votos com suspense até o final, o deputado estadual Arilson Chiorato foi reeleito para mais um mandato como presidente estadual do PT. No segundo turno eleitoral deste domingo (27) os filiados do PT deram cerca de 300 votos de vantagem para Arilson Chiorato sobre deputado federal Zeca Dirceu. O resultado final só foi conhecido na tarde desta segunda-feira (28). O candidato derrotado, Zeca Dirceu, porém, disse que só irá reconhecer o resultado depois que o PT nacional julgar impugnações feitas pelos dois lados da disputa.

O resultado final oficial ficou assim:

275 possíveis
Cidades 269 apuradas
Cidades que não realizaram: 6
Porcentagem 97,82%

Arilson 8.687 votos
Zeca 8.374 votos
Total: 17.061votos

Em publicação no seu perfil no Instagram, Arilson Chiorato comemorou o resultado: “O PT é oficialmente dos Petistas! Meu muito obrigado a cada companheiro e companheira que confiou no nosso projeto coletivo pra seguir à frente do PT Paraná como presidente estadual. Essa vitória é de cada um de vocês! ✊ Vamos continuar construindo um PT unido, forte, democrático, que dialoga com todas as forças, com cada filiado e filiada, que combate a extrema direita, e que defende o projeto do presidente Lula, rumo à sua reeleição em 2026. Forte abraço, companheirada! Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras! ⭐”, disse ele.

No primeiro turno, em 6 de julho, os petistas escolheram entre quatro candidatos: Arilson Chiorato, os deputados federais Tadeu Veneri e Zeca Dirceu e o líder sindical Hermes Leão. Zeca, com 7.616 votos, e Arilson, com 7.190 votos, se credenciaram ao segundo turno. A eleição foi marcada por uma grande presença de filiados, o que já não acontecia há muito tempo. Foram cerca de 18 mil votantes, contra 7 mil da eleição anterior.

Arilson foi reeleito presidente para mais quatro anos de mandato à frente do PT no estado. Ainda na campanha, o deputado dizia: “O nosso projeto para o PT-PR está centrado na reeleição de Lula em 2026 e no combate ao discurso de ódio e antidemocrático promovido pela extrema direita bolsonarista”.

Não foi uma eleição fácil. Zeca Dirceu, muito mobilizado, cresceu com votos de petistas de todo o interior do estado. Mas grandes cidades, como Curitiba, foram decisivas. Na capital, Arilson Chiorato fez 982 votos neste segundo turno, contra apenas 165 dados a Zeca Dirceu.

O resultado final, porém, ainda pode sofrer alguma reversão. Zeca Dirceu chegou a emitir nota ainda no domingo prevendo a votação apertada e dizendo: “não reconheceremos esses resultados até o julgamento das impugnações nas instâncias estadual e nacional. Já foram apresentados por ambos os representantes dos candidatos um número expressivo de impugnações e recursos, o que deverá ser devidamente analisado e julgado pelas instâncias competentes.”

Leia também: Ratinho Jr e Tarcísio viram alvo de críticas de Eduardo Bolsonaro