embaixador Ucrânia assembleia márcia huçulak
O embaixador Andrii Melnik visitou Curitiba no ano passado. Foto: Rafael Pto/Divulgação

Atendendo a convite proposto pela deputada Márcia Huçulak (PSD), o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, fala nesta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa do Paraná. Esta será a segunda visita do embaixador ao estado, que concentra o maior grupo de descendentes ucranianos da América Latina – cerca de 500 mil pessoas.

Melnyk falará aos deputados no Grande Expediente da sessão plenária, a partir das 14h30, sobre as relações do país com a Ucrânia. A agenda em Curitiba inclui ainda audiência com o prefeito Eduardo Pimentel, nesta segunda, antecedida por um encontro com a comunidade ccraniana da capital no domingo.

“O embaixador Melnyk vem desenvolvendo um trabalho diplomático muito intenso, estreitando cada vez mais os laços com o Paraná”, diz a deputada Márcia Huçulak. “Isso é ainda mais importante em um período tão conturbado que a Ucrânia vive por causa da guerra causada pela invasão russa.”

A deputada é descendente de ucranianos e vem liderando uma série de ações na Assembleia Legislativa em prol da Ucrânia e do estreitamento de relações com o país. No ano passado, ela recebeu e acompanhou as atividades de Melnyk em encontros com o vice-governador Darci Piana e com o então prefeito Rafael Greca, coordenou uma nota de repúdio da Alep em ataque realizado pela Rússia contra um hospital em Kiev, participou de uma moção de apoio da Casa à Ucrânia, debateu com uma comitiva diplomática com 14 representes do governo ucraniano que vieram ao Brasil e participou da capacitação para atendimento infantil de médicos ucranianos que vieram ao Brasil, entre outras ações.

Além disso, Márcia Huçulak mantém interlocução permanente com a comunidade ucraniana do Paraná, apoiando, por exemplo, atividades da Representação Central Ucraniano-Brasileira, bem como os grupos culturais que atuam na capital.

O embaixador Andrii Melnyk tem formação em Direito e larga experiência em diplomacia. Já foi vice-ministro de Relações Exteriores da Ucrânia e embaixador na Alemanha. Assumiu o posto no Brasil em junho de 2023.

Leia também: Lupi convida Requião pai e filho para ingressarem no PDT