Gente na rua de madrugada e ação policial ao mesmo tempo. Essa é uma combinação que pode ser explosiva. Em Curitiba, neste Carnaval com festa do Oscar no meio, não foi diferente. Um confronto depois da festa organizada para acompanhar a cerimônia do Oscar que deu ao Brasil sua primeira estatueta pelo filme Ainda estou aqui manchou a belíssima iniciativa da prefeitura na Rua Riachuelo.
Guardas municipais e PMs dispersaram o público que ainda estava no local na madrugada de segunda. A Guarda alega que atendeu a uma queixa por pichação e foi hostilizada, mas basta ver nos vídeos que o contingente de agentes de segurança era enorme, muito maior do que normalmente usado para reclamações desse tipo.
Muitas queixas de lado a lado, mas verdade é que a ação acabou gerando uma repercussão muito negativa nos dias restantes do Carnaval. Outras situações acabaram sendo mostradas, sempre com esse viés de “saiam da rua”.
E aí? É proibido ficar na rua de madrugada? Num dos vídeos que circularam, na região do Largo da Ordem, um jovem pergunta ao policial: isso é um toque de recolher?
O policial nega, mas manda o jovem sair dali, diz que os trabalhadores da limpeza precisam lavar a rua para a feirinha de domingo e ninguém mais pode estar ali.
A animosidade está criada. Há que se tomar medidas para evitar que acabe em algo bem mais grave.
Leia também: Festa do Oscar em Curitiba termina em confusão com guardas e policiais; Veja o vídeo