rafael greca meio ambiente aceitou
Rafael Greca. Reprodução Facebook

O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) se encontrou com o governador Ratinho Junior (PSD) na tarde de hoje (20) e comunicou que aceitou o convite para assumir a Sedest (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), até agora ocupada por Everton Luiz da Costa Souza. Com o aceite de Greca, Ratinho deve dar seguimento a uma reforma do secretariado, que prevê mudanças ainda em outras pastas, como as Secretarias de Cidades, Planejamento, Agricultura e Administração.

Greca, que deixou a prefeitura de Curitiba no dia 1° de janeiro, quando entregou o cargo ao seu vice, Eduardo Pimentel, chegou a dizer em entrevista ao Estúdio Bem Paraná que tinha um convite para assumir a Secretaria das Cidades. Considerada estratégica para quem quer se candidatar ao governo do estado, porque lida diretamente com os prefeitos de todo o estado, a Secretaria das Cidades, segundo se especula, irá para Guto Silva (PSD), atual secretário do Planejamento.

Em entrevista na semana passada ao Estúdio Bem Paraná, Guto Silva disse que “está pronto” para ser candidato à sucessão de Ratinho Junior. Além dele e de Rafael Greca, outros nomes do PSD pleiteiam o posto de candidato oficial ao governo do Paraná em 2026, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o atual vice-governador, Darci Piana, os dois do PSD de Ratinho, Greca e Guto.

A decisão de Greca põe fim a um suspense que durava desde a semana passada. O governador chegou a oferecer três opções ao ex-prefeito de Curitiba, mas ele não respondeu prontamente. Agora, a reforma deve acontecer e Ratinho pode anunciar o troca a troca a qualquer momento.

Leia também: Fruet vai ao aniversário do MDB, mas não pretende se filiar agora. Disputar eleição? Decisão só no ano que vem