
O novo presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), anunciou mudanças no site oficial do Legislativo, com mais facilidades de acesso à população ao trabalho dos deputados. A maior transparência do trabalho legislativo, segundo Curi, é uma forma de aproximar mais a população da política e virá com a inovação, que é outro dos pilares planejados para sua gestão.
“Estamos em conversa com o Google para assinar parcerias de implantação da inteligência artificial dentro da Assembleia. Queremos otimizar, desburocratizar e facilitar o acesso da população às informações da Assembleia Legislativa”, disse Curi na entrevista coletiva que concedeu antes da sessão especial de posse.
Curi lembrou que, nos últimos dois anos, em que ele foi primeiro-secretário, a Mesa Executiva implantou ações que resultaram na conquista do Selo Diamante em Transparência Pública, tornando a Assembleia paranaense o órgão público estadual mais transparente do Paraná e a quarta Assembleia do Brasil. Agora quer ir mais longe: “Vamos avançar a cada dia mais na questão da transparência. Vamos colocar a Assembleia entre as três mais transparentes do Brasil”, prometeu.
Parte das inovações já é realidade. O reconhecimento facial nas catracas de acesso à Assembleia Legislativa já está funcionando e vai ajudar no controle do de entrada e saída de visitantes e no cumprimento do horário de trabalho de funcionários. Mesmo nas salas alugadas pela Assembleia Legislativa em prédio na avenida João Gualberto, onde ficarão acomodadas comissões da casa, o acesso se dará por meio do reconhecimento facial, disse o deputado.
Leia também: Nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa toma posse e “era Traiano” chega ao fim
Sete ex-governadores prestigiam posse de Curi na Assembleia. 300 prefeitos vieram de todo estado
Curi pede respeito ao contraditório no Legislativo, o “poder mais vulnerável”