Ippuc terá Ana Jayme como presidente, a primeira mulher em 60 anos

Martha Feldens
ana jayme Ippuc Pimentel

Ana Jayme. Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou hoje (18) o nome da arquiteta e urbanista Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme como a nova presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) na sua gestão, que começa em 1° de janeiro. Ana Jayme será a primeira mulher presidente do Ippuc em 60 anos de existência do órgão.

“A competência e dedicação da Ana são inquestionáveis. Sua experiência trará grandes contribuições ao desenvolvimento de Curitiba. Este é um momento especial, pois também reafirmamos o papel fundamental das mulheres na nossa administração”, disse Pimentel.

Ana Zornig Jayme fez no Ippuc, e atualmente exerce o cargo de assessora de investimentos do instituto. Ela emntrou para o Ippuc em 1991, como estagiária. Depois de formada, em 1993, trabalhou na Secretaria Municipal de Urbanismo e ingressou como servidora de carreira no Ippuc em 1995.

No Ippuc, foi responsável pela aprovação de aproximadamente US$ 285 milhões para projetos estruturantes em áreas como mobilidade e mudanças climáticas. Sua atuação também abrange planejamento urbano, legislação de uso e ocupação do solo e gestão de projetos multisetoriais com participação comunitária.

Ana Jayme é formada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE/FGV, além de ter especializações em gestão estratégica e projetos pela FGV, um Master em Liderança e Gestão Pública pelo CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. Ela participou neste ano, na The London School of Economics and Political Science (LSE), do Programa Liderando a Transição do Transporte.

Ela também integra importantes iniciativas, como a Rede Mulheres em Movimento, o Fórum de Economia Verde do C40 e o Comitê de Dados Abertos de Curitiba, além de ter contribuído com o Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades. Neste ano, Ana foi uma das finalistas do prêmio Mulheres que inspiram na Mobilidade Urbana do Parque da Mobilidade Urbana e Urucuia.

O Ippuc é considerado o pilar do planejamento e desenvolvimento urbano ordenado de Curitiba. Desemprenha um papel essencial na formulação de soluções inovadoras para o crescimento da cidade e na captação de financiamentos para projetos estruturantes.
“O Ippuc é um grande e importante patrimônio de Curitiba, e será uma enorme responsabilidade e honra conduzir uma instituição que sempre teve como desafio oferecer uma cidade melhor, com desenvolvimento e sendo sempre boa para as pessoas”, diz Ana Zornig Jayme.

Ana Zornig Jayme diz que entre seus principais desafios no Ippuc está antecipar soluções e oferecer respostas inovadoras aos desafios que uma cidade dinâmica como Curitiba enfrentará nas próximas décadas. “Vamos pensar o Ippuc dos próximos 60 anos. Trabalhar juntos para dar vida ao sonho coletivo de todos que vivem em Curitiba e para ter uma cidade cada vez mais acolhedora, inclusiva, sustentável, inovadora, desenvolvida e com projetos que entreguem valor às pessoas. Isso tudo sempre em diálogo com a população”, completa Ana Zornig Jayme.

Presidido por Ana Jayme, o órgão será fundamental para que Curitiba siga referência em planejamento, desenvolvimento, sustentabilidade, inovação e participação cidadã, com a continuidade dos projetos estruturantes do Ligeirão Norte-Sul, Novo Inter 2, Ligeirão Leste-Oeste e Bairro Novo do Caximba, com projetos sustentáveis, como o EcoDistrito Belém e a descarbonização da mobilidade, por exemplo além de seguir avançando em projetos que preparem a cidade para o futuro, como a plataforma Hipervisor Curitiba, entre outros. O Ippuc foi fundado em dezembro de 1965 pelo então prefeito Ivo Arzua Pereira.

Leia também: Pimentel recebe amanhã (19) diploma de prefeito eleito de Curitiba