Depois de 11 anos com uma alíquota de 3,5%, o IPVA, que é o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor, vai cair para 1,9% do valor do carro a partir de janeiro de 2026 no Paraná. Vai ser a alíquota mais baixa do país, abaixo até de Santa Catarina, que cobra 2% sobre o valor do carro como imposto.
Santa Catarina, com isso, deve perder alguma arrecadação de IPVA, porque são muitos os paranaenses que emplacam seus carros lá para fugir do imposto maior aqui. Principalmente quem tem carro mais caro, acima de 200, 300 mil, por exemplo. Bastava ter um comprovante de endereço residencial em alguma cidade catarinense para registrar o carro no Detran de lá. E isso é fácil de conseguir…
Pois bem, agora o governo do Paraná espera que esses carros voltem pra cá. E mais que isso, que venham outros de São Paulo, por exemplo, onde a alíquota do IPVA é de 4%, mais que o dobro do que será aqui. Especialmente carros mais caros. Fala-se por exemplo que o Paraná vai virar o paraíso das Ferraris, carros que não custam menos de 1 milhão de reais.
Claro que a redução do IPVA não é boa só pra quem tem carro de luxo. E que todo mundo vai acabar se beneficiando. E pra quem anda dizendo que é uma medida oportunista, só agora, um ano antes da eleição, vale dizer que historicamente é em períodos próximos das eleições que a população acaba conseguindo muitas melhorias pro seu dia a dia. Como diz meu amigo bloqueiro Zé Beto, “isso é política.”
Leia também: Pesquisa Quaest: além do Paraná, Ratinho bate Lula em SP, RS e GO e empata em MG