ducci X bots denúncia
Reprodução X

A campanha mal começou e já há denúncia de ataques nas redes sociais. A assessoria de imprensa da chapa Luciano Ducci e Goura informou nesta sexta (16)  que o material divulgado no X, ex-twitter, vem recebendo ataques de perfis falsos, os chamados robôs ou bots. São comentários com conteúdo parecido de perfis sem seguidores e sem interações, que  chamam a atenção. “A prática, ilegal, já fez a primeira vitima”, diz material de divulgação da campanha Ducci+Goura.

Segundo esse material, essa prática contribui para “propagar informações equivocadas a fim de confundir o público sobre determinado assunto, neste caso, a campanha para a prefeitura de Curitiba. O bot executa ações automatizadas, repetitivas e previamente definidas, imitando o comportamento humano”. 

A denúncia informa que os ataques ao post publicado no perfil do candidato Luciano Ducci vieram de perfis criados há pouco tempo, com baixíssimo número de seguidores (muitas vezes apenas um), e que, juntos, opinaram de maneira semelhante “com o único objetivo de atingir e atacar a campanha.”

“É evidente que estamos incomodando alguém. Os ataques são claramente falsos e só demonstram o nível baixo proposto pela campanha dos adversários. Não vamos deixar o nível baixar. Já estamos tomando as providências jurídicas cabíveis”, disse Luciano Ducci sobre o ataque de bots.

Ele destaca que o art. 57-B, §2 da Lei 9.504/97 diz que “não é admitida a veiculação de conteúdos de cunho eleitoral mediante cadastro de usuário de aplicação de internet com a intenção de falsear identidade” (incluído pela Lei 13.488, de 2017).

Luiz Peccinin, advogado da coligação, informou que será acionada a justiça eleitoral para determinar que o X (antigo Twitter) forneça os registros de conexão referentes a estes perfis para conseguir identificar os IPs (endereço que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local). Posteriormente será solicitado para que empresas de telefonia que sejam proprietárias destes IPs informem quem são os titulares das linhas. 

“Em seguida vamos pedir que todos os perfis sejam deletados. Há indícios de que quem controla estes perfis é uma empresa estrangeira, o que torna ainda mais grave essa manobra. Após identificar os responsáveis vamos buscar quem está pagando por isso e punir, via investigação criminal”.

Leia também: Eduardo Pimentel faz adesivaço neste sábado (17) para marcar arrancada da campanha

Maria Victoria (PP) mobiliza candidatos e apoiadores para distribuição de materiais de campanha no sábado