zeca e magal pré-candidatura
Zeca Dirceu e Magal. Foto: Ana Paula Thomaz Pina

O PT, que tinha três pré-candidatos próprios à prefeitura de Curitiba, quase ficou com dois. O advogado Felipe Christoforo Mongruel, o Magal, anunciou em grupos do partido na semana passada que estava desistindo da sua pré-candidatura e iria apoiar o deputado federal Zeca Dirceu. A decisão de Magal, em carta aos “companheiros e companheiras!” petistas, tomada no último dia 29 de abril, foi compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens. 

“Pensei muito antes de escrever essa mensagem, mas tenho certeza que estou tomando a decisão do meu coração. E pra continuar a ser coerente com meu coração petista , esquerdista e utópico, deixo minha pré-candidatura e apoio a candidatura do companheiro Zeca Dirceu”, disse Magal na carta.

De lá para cá, porém, Magal diz ter sido procurado por companheiros que não aceitam sua desistência. Segundo ele, são militantes históricos do PT que defendem a tese da candidatura própria, mas entendem que essa vaga deve ficar com alguém que esteja em Curitiba e participe ativamente das atividades partidárias na cidade. 

A decisão final, porém, deve se dar no dia 16 deste mês, quando haverá uma nova reunião em Curitiba. Mesmo enquanto ainda estava decidido a desistir da pré-candidatura, Magal tinha prometido à militância que participaria das discussões internas do PT sobre ter candidato próprio. “Por último, reafirmo que não abandonarei nossos encontros, reuniões, e nosso comitê de trincheira para não deixar ataques sem resposta por parte da extrema direita no processo eleitoral”, disse então.

No PT, porém, há uma disposição da direção nacional do partido de fazer uma aliança com o PSB, que em Curitiba terá como candidato o ex-prefeito Luciano Ducci.

Leia também: Saiba como regularizar o título de eleitor. Prazo termina na quarta-feira

Foto: Ana Paula Thomaz Pina