
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tico Kuzma (PSD), anunciou nesta segunda-feira (4), na reabertura dos trabalhos legislativos, que a mesa diretora da casa irá apresentar uma proposta de revisão do Código de Ética da casa. Tico Kuzma encerrou seu discurso na sessão de reabertura lembrando aos vereadores que “a democracia exige equilíbrio na convivência!” e que espera que eles evitem “desgastes institucionais desnecessários” e ajudem a desafogar a corregedoria da casa com pedidos de sindicâncias contra colegas.
No primeiro semestre deste ano, a Corregedoria da Câmara abriu 16 sindicâncias para apurar eventuais desvios de condutas de vereadores. Todas elas foram propostas por colegas de legislatura.
Veja o trecho do discurso de Tico Kuzma em que ele anuncia a proposta de revisão do Código de Ética da Câmara:
“Permitam-me, vereadores e vereadoras, um breve, mas necessário apontamento. A democracia exige de nós firmeza de princípios, mas também equilíbrio na convivência.
Precisamos cuidar para que a divergência de ideias não se transforme em inimizade pessoal. Que o debate sobre políticas públicas não seja contaminado por discursos, muitas vezes, alheios à realidade da cidade e às necessidades reais da população.
Conclamo todos os parlamentares dessa casa a manterem um respeito recíproco como base da convivência, evitando desgastes institucionais desnecessários e desafogando
também a Corregedoria de disputas muitas vezes motivadas mais por diferenças individuais do que por efetivos desvios de conduta.
Destaco que a mesa diretora irá propor neste segundo semestre a revisão do Código de Ética da Câmara Municipal de Curitiba.Somos representantes de Curitiba e para isso o caminho é o diálogo, sempre o diálogo, com firmeza, mas com serenidade, com convicções, mas com o espírito público. Que esse semestre seja ainda mais produtivo, responsável e transformador para todos nós”.