Blog da Martha Feldens Câmara de Curitiba

Mudança na Lei do Silêncio vai render muita discussão

Martha Feldens
ponto de vista polarização

Música ao vivo do lado de fora do bar. A Câmara de Curitiba está para votar um projeto que pretende fazer uma mudança na atual Lei do Silêncio, que exige que apresentações musicais sejam feitas apenas em locais fechados e com isolamento acústico. O projeto prevê que de domingo à quinta-feira essas apresentações sejam permitidas no máximo até 22h. E nos fins de semana, até 23h.

Antes mesmo de ir à votação, a polêmica a respeito dessa mudança na lei do silêncio já se instalou. O Movimento contra a Perturbação de Sossego emitiu nota lamentando que as comissões de saúde e meio ambiente da Câmara tenham dado sinal verde ao projeto, que chama de PL do Barulho.

Do outro lado, a Abrabar, associação de bares e restaurantes, defende a mudança na lei. Fala que, se respeitadas as regras que estão previstas, não haverá perturbação. Fala em liberdade econômica, incentivo aos empreendedores e mais oportunidades de trabalho para os músicos.

Se for aprovada essa alteração da lei, é de se esperar que a fiscalização seja bem rígida, principalmente em relação aos horários. Porque as queixas vão aumentar.

Leia também: Pesquisa Futura: no Paraná, Ratinho venceria Lula com 72,4% contra 17,4%