requião filho polarização foto orlando kissner
Requião Filho. Foto: Orlando Kissner/Alep

A VII Cúpula Mundial de Governabilidade e Democracia ODM acontece nestas quinta e sexta-feiras, 10 e 11 de julho, em Montecarlo, na província de Misiones, Argentina. E o deputado estadual Requião Filho será um dos participantes do evento e irá debater a polarização política. A cúpula irá receber líderes de governos da América Latina e da Europa, com o objetivo de discutir desafios da democracia e governabilidade em 2025.

“Direita x Esquerda: a polarização afeta a governabilidade” é o tema que será debatido por
Requião Filho vai debater ao lado de autoridades internacionais, como o ministro de Governo de Misiones, Marcelo Pérez, e o prefeito distrital de Acocro, Ayacucho (Peru), Mario Victor Dipaz Saez. A discussão – marcada para esta quinta-feira, às 14h – abordará os impactos da polarização ideológica na gestão pública e na estabilidade democrática.

O deputado Requião Filho levará ao debate uma perspectiva brasileira sobre como os extremos ideológicos têm, segundo ele, dificultado o diálogo e comprometido a efetividade das políticas públicas. “A população quer discutir projetos de futuro e de melhoria de vida, não o mesmo papo de ‘esquerda e direita’ que não acaba nunca. O fortalecimento da polarização faz com que debates sérios fiquem de lado, dando espaço para brigas eternas que não constroem nada”, diz Requião Filho.

O evento em Misiones acontece em um momento crucial para as relações entre Mercosul e União Europeia, tendo como pauta central a integração regional, cooperação internacional e o avanço de acordos comerciais entre os blocos. Até o fim de 2024, Requião Filho presidiu a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), responsável por temas ligados à integração com outros países. Hoje, é o 3º secretário da Mesa Diretora da Assembleia.

Leia também: Conviva com ela: polarização segue em 2026