pimentel adversários estúdio do bem paraná
Foto: Valquir Aureliano

O pré-candidato do PSD à prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel ainda não passou por uma prova eleitoral para valer, mas diz que está preparado para enfrentar este ano adversários políticos bem mais experientes que ele. Com pré-candidaturas já colocadas de deputados com vários mandatos, como Ney Leprevost (União) e Goura (PDT), de ex-governadores e ex-prefeitos como Roberto Requião (Mobiliza) e Beto Richa (PSDB), além do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), Pimentel avisa: “Não tenho medo de nenhum deles. Estou pronto para debater a cidade com todos. Eles já foram, já fizeram. Agora precisamos avançar, seguir em frente”, disse em entrevista ao blog nesta sexta-feira (3), no estúdio do Bem Paraná.

“Eu tenho apoio e sei que estou preparado”, completou o pré-candidato, que vai concorrer com as bênçãos tanto do prefeito Rafael Greca, quanto do governador Ratinho Junior. E que junto com eles trabalha para a formação de uma aliança com partidos da base de sustentação tanto do governo do estado como da prefeitura. Já está acertado o apoio de Podemos, MDB e Republicanos, além de “uma boa conversa com o PL”. Ele contou ainda que trabalha para atrair o apoio do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), que anunciou a retirada de sua pré-candidatura também nesta sexta-feira.

Leia também: Deltan Dallagnol anuncia que não é mais pré-candidato e que “missão vai além de Curitiba”

“Estou no Executivo há oito anos. Estou preparado,” avisa ele aos adversários  

A ampla aliança parece bem encaminhada, mas como é esse “estar preparado”? Pimentel explica: “Estou no Executivo há oito anos, venho me preparando desde então. O Executivo toma 50 decisões por dia, com firmeza”, reforçou. Além do cargo de vice-prefeito, em que teve essa experiência executiva, com muito conhecimento da cidade – “Andei por todos os bairros”, diz – Pimentel destaca sua passagem pelo governo estadual, como titular da Secretaria das Cidades, encerrada nesta quinta-feira (2). “A Secretaria das Cidades é a que tem o maior elo com os municípios do Paraná. Fizemos R$ 4 bilhões em investimentos nas cidades do estado”, cita.

“Estar preparado” para a disputa com adversários experientes e se tornar um bom prefeito também inclui a formação de Pimentel. Ele é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em cidades inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas. E como especialista em cidades inteligentes ele já adianta algumas ideias que pretende desenvolver em Curitiba.

“Cidade inteligente não é só a cidade tecnológica, mas também aquela que tem ideias criativas para solucionar problemas. Eu cito dois exemplos de Curitiba: o aplicativo Saúde Já, que tem tecnologia embarcada e permite marcação de consultas, avisos de campanhas de saúde, e as hortas urbanas, que ocupam espaços degradados da cidade para produção de alimentos e melhoria na qualidade da alimentação das pessoas”. 

E entre as ideias criativas que ele quer colocar em prática está o projeto de filtragem natural das águas poluídas do Rio Belém, algo nos moldes que viu na sua viagem à França durante a semana passada a convite do governo francês. Pimentel quer usar a área do Passeio Público, onde passa o Rio Belém, para a instalação desses filtros, que utilizam areia, plantas e algas para a despoluição da água. Essa mesma técnica ele pretende levar para todo o trecho urbano do Belém, além dos outros rios que passam na cidade.

Os projetos de Pimentel não são só para quando for eleito e se tornar o prefeito, como as propostas de seus adversários que estão fora do poder municipal. Esse projeto da filtragem natural ele já quer começar agora, junto com o prefeito Rafael Greca. Do mesmo modo, ele cita sua prioridade para a Educação. “Já vamos fechar este anos com as 186 escolas públicas do município com oferta de ensino integral para quem quiser”, conta. Ele defende um contraturno com atividades ligadas à cultura, esportes e até aulas de finanças para as crianças desde já. “ideias boas não podem esperar”.

O legado do avô, Paulo Pimentel

Eduardo Pimentel diz que seu avô, o ex-governador Paulo Pimentel, hoje com 95 anos, é seu exemplo de homem público. E que dele traz essa sua decisão de dar prioridade à educação. “Como governador, ele criou as primeiras três universidades estaduais, em Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Deixou um legado ao Paraná”, cita. O pré-candidato diz que busca conselhos com o avô, que ainda acompanha de perto as notícias da política no estado e no país.