seminário assédio eleitoral
Foto: Comunicação TSE

Com os painéis “O assédio eleitoral e o novo voto de cabresto”, “O Papel da Justiça e do Ministério Público na coibição do assédio eleitoral nas relações de trabalho”, “Instrumentos efetivos no combate ao assédio eleitoral nas relações de trabalho”; e “Democracia e Liberdade de Escolha”, está acontecendo hoje (30) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o seminário “Democracia, Assédio Eleitoral e Liberdade de Escolha”.

O evento é promovido pela EJE-TSE (Escola Judiciária Eleitoral), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e reúne autoridades e especialistas para debater  caminhos mais eficientes para enfrentar o fenômeno do assédio eleitoral no ambiente de trabalho. 

Acompanhe o evento no canal do Youtube do TSE:

“Do ponto de vista da Justiça Eleitoral, o assédio eleitoral solapa aquilo que é mais central na democracia eleitoral, que é a liberdade de escolha do eleitor e o ambiente de livre convencimento do cidadão”, destacou o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Floriano de Azevedo Marques, na abertura do seminário. 

Azevedo Marques disse que o assédio eleitoral ressurgiu com força nos últimos anos, o que impõe ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), ao Ministério Público do Trabalho (MPT), à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho o dever de atuarem para coibir de maneira firme, clara e objetiva essa prática. “É isso que nós vamos fazer aqui ao longo do dia, além de também trocar experiências”, explicou o ministro.

A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Raquel Branquinho, entende que há um novo cenário nas eleições. “Temos um cenário de pressão econômica, política e nas relações de trabalho que podem contaminar a liberdade de escolha de cidadãos nestas eleições, que são impulsionadas por campanhas em redes, em massa, que não era até pouco tempo vivenciado. Por isso, temos de trabalhar com essa nova dimensão”, afirmou ela.

Leia também: PSDB, PDT e União fazem propaganda partidária nacional a partir de hoje