Passada a eleição municipal de 2024, quem ficou bem na foto para 2026? Em Curitiba, Eduardo Pimentel, o candidato do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior, ganhou, mas não foi tão fácil como imaginaram lá atrás. Mas o PSD de Ratinho Junior elegeu o maior número de prefeitos no estado e também pelo país. Com isso, será que Ratinho já ganha uma chance concreta de concorrer à sucessão do presidente Lula?
E para o governo do Estado, quem da situação se cacifou? Greca é candidato, mas o deputado Alexandre Curi também é. Os dois estão no partido de Ratinho. Se Greca foi o prefeito que “preparou” Pimentel nos oito anos da gestão municipal, como disse a propaganda eleitoral, Curi assumiu uma campanha em risco no segundo turno e garantiu a vitória do candidato da situação.
E a candidata derrotada Cristina Graeml, com seus mais de 390 mil votos na eleição de 2024, também tem grandes ambições para 2026. Seus muitos seguidores nas redes sociais já dizem que querem vê-la no Senado. E são duas vagas de senador em 2026. Se com um partido nanico e cheio de problemas, ela chegou onde chegou, o que pode conseguir por uma sigla mais organizada, com dinheiro e tempo na propaganda?
Leia também: Conselheiro Ivens Linhares é eleito para presidir o TCE-PR no biênio 2025-2026