O governo do estado vai lançar em outubro um projeto ambicioso de apoio à segurança nas cidades do estado. O programa Olho Vivo vai colocar à disposição das prefeituras cerca de R$500 milhões para a compra de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial interligada com a polícia para ajudar na segurança. A Secretaria de Cidades deve repassar os recursos diretamente aos municípios para que as prefeituras façam as licitações de compra dos equipamentos.
Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, o programa prevê a compra de 20 mil câmeras equipadas com um software de reconhecimento facial interligado com os bancos de dados da polícia. As câmeras serão monitoradas nos batalhões da Polícia Militar pelo estado. Ainda de acordo de Guto Silva, só na região de Curitiba serão instaladas 2,5 mil dessas câmeras. “É uma arma digital a serviço de cidades inteligentes”, disse o secretário.
Guto Silva também revelou que em novembro, outro programa envolvendo tecnologia deverá ser anunciado, desta vez para as dez maiores cidades do estado. Por meio de uma parceria com o Google e um cruzamento de informações com o aplicativo Waze, semáforos dessas cidades ganharão sincronização inteligente, com informações colhidas em tempo real, de acordo com o movimento das vias.
Leia também: Curi destaca ações realizadas em parceria da Assembleia com o governo na região metropolitana