
O governo do Paraguai anunciou nesta quinta-feira (27) a nomeação de um adido comercial permanente da Rediex (Investment and Export Network – órgão responsável pela política de atração de investimentos ao país) na cidade de Curitiba. O adido é Jhonny Ojeda, que segundo o governo paraguaio, tem vasta experiência na atração de investimentos.
O anúncio da nomeação do adido em Curitiba foi feito durante a visita de uma missão oficial chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez. O adido trabalhará na sede do Consulado Geral do Paraguai em Curitiba. O objetivo do seu trabalho, segundo a agência oficial de notícias do Paraguai IP, é consolidar a integração econômica e fortalecer as cadeias produtivas entre o país vizinho e o estado do Paraná, “um dos pólos produtivos e relevantes do Brasil”.
Ainda segundo a IP, “a abertura de um escritório comercial da Rediex em Curitiba representa um passo estratégico para facilitar o desembarque de novos negócios e investimentos brasileiros no Paraguai, especialmente do sul do Brasil e estados vizinhos, marcando um forte passo na diplomacia econômica com atores-chave no mercado regional”.
A missão paraguaia cumpriu uma intensa agenda de atividades em dois espaços-chave: a sede da Fecomercio e a Casa do LIDE Paraná. Nos dois encontros eles se reuniram representantes do setor público e do empresariado paranaense, aos quais apresentaram temas como o marco legal para constituição de empresas, regimes especiais de atração de investimentos, esquemas tributários competitivos, além de oportunidades de desenvolvimento conjunto em setores como agronegócio, manufatura, logística e energias renováveis.
A missão foi encerrada com uma visita institucional ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado, em uma reunião com o vice-governador Darci Piana.
Leia também: Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Ricardo Barros visita Smart City Expo