
A saúde do Paraná vai ganhar novidade em termos de atendimento à população: o governador Ratinho Junior vai inaugurar nesta sexta-feira (15) a 1ª UMS (Unidade Mista de Saúde) da história do estado. É um modelo híbrido pioneiro que une serviços das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento. Esse primeiro espaço público a ser inaugurado nesta sexta fica na na cidade de Maria Helena, no Noroeste do estado.
Na UMS, além dos serviços de urgência e emergência, característicos das UPAs, e dos atendimentos da atenção primária, com acompanhamento de idosos, mulheres e crianças, próprios das unidades básicas, haverá também oferta de atendimento médico especializado e de laboratórios de análises clínicas. Em Maria Helena, a UMS vai funcionar 24 horas por dia com equipes da prefeitura municipal. A unidade tem capacidade para realizar 3,1 mil atendimentos mensais.
A Secretaria da Saúde do estado tem outras 20 unidades desse perfil contratadas, com investimento médio de R$ 3 milhões. Todas elas serão construídas em cidades com até 15 mil habitantes. “As Unidades Mistas de Saúde funcionarão como um Centro de Emergência para cidades de pequeno porte, contando com salas de estabilização e espaços destinados a atender aqueles casos que muitas vezes acabam lotando as UPAs, deixando o atendimento mais rápido e regionalizado”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto.
Já estão em andamento as obras para as unidades mistas nos municípios de Quatro Pontes, Ivaté, São Sebastião da Amoreira, Mariluz, Jaguapitã, São Jorge do Oeste, Jataizinho e Fernandes Pinheiro.
Leia também: Paraná Pesquisas: com Paulo Martins no questionário, Moro segue na frente e Requião Filho aparece em segundo