Blog da Martha Feldens Projeto de lei

Paraná será pioneiro na criação de estatuto para pessoa com síndrome de Down, diz Curi

Martha Feldens
curi estatuto pessoa síndrome de down

Audiência pública foi nesta manhã de terça (2). Divulgação

Durante audiência pública nesta terça-feira (2) pela manhã, o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, disse que o Paraná será o estado pioneiro na elaboração e aprovação do estatuto da pessoa com síndrome de Down. A proposta tramita no Legislativo estadual por meio do Projeto de Lei 561/2024 e deve ser votada até o fim do ano.

“Esta audiência pública não se limita a uma formalidade legislativa”, disse Curi. “Assim como em outros temas fundamentais para a vida em sociedade, a Assembleia do Paraná abre um espaço de diálogo com famílias, entidades, profissionais e movimentos sociais que têm sido protagonistas na luta por reconhecimento dos direitos das pessoas com Síndrome de Down. Nosso compromisso é com a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva”.

O estatuto em tramitação abordará temas como igualdade de direitos, combate à discriminação, políticas afirmativas de inclusão social, formação de profissionais e adaptação de políticas públicas às necessidades das pessoas com Síndrome de Down. Curi destacou a importância de ações permanentes de conscientização e da eliminação de barreiras que ainda dificultam o exercício pleno da cidadania.

O presidente da Assembleia reconheceu a iniciativa da deputada Flávia Francischini (União Brasil), autora do projeto, e destacou o apoio de outros 25 parlamentares que já assinaram a proposição como coautores. “Juntos, vamos alcançar um ambiente de harmonia, que reconheça a autonomia e as capacidades de cada um, que respeite a diversidade e assegure os direitos de todos”, concluiu.

Leia também: Paraná Pesquisas para governo estadual: Moro lidera na Grande Curitiba em levantamento sem nome de Greca