
Uma sondagem divulgada nesta terça-feira (18) pela empresa Ágili Pesquisas aponta Sergio Moro (União) liderando a corrida pela disputa ao governo do estado no ano que vem. A pesquisa, feita entre os dias 5 e 11 de fevereiro, que ouviu 1.151 eleitores em diversas regiões do estado, analisou a intenção de voto espontânea e estimulada dos paranaenses.
Na pesquisa espontânea, o governador Ratinho Júnior (PSD) (que não pode ser reeleito) aparece na liderança com 16,9%. Com percentuais bem mais baixos, aparecem Sergio Moro, Alexandre Curi, Guto Silva, Paulo Martins e Enio Verri, todos com menos de 2% das citações. A maioria dos entrevistados (73,5%) não soube responder ou não mencionou nenhum nome.
Mas nos cenários estimulados, em que os eleitores escolhem entre opções apresentadas pela pesquisa, Sergio Moro (União) aparece liderando a preferência. No primeiro cenário, ele lidera com 31,8%, com Paulo Martins (PL) em segundo, com 10,3%, e Rafael Greca (PSD), com 10,7%. Neste mesmo cenário, Alexandre Curi (PSD) aparece com 8,3%, Enio Verri (PT), com 4,9%. 23,1% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 6,5% disseram não sabem ou não responderam.


A pesquisa Ágili apresentou um segundo cenário, em que Sergio Moro tem 37,5%, contra 11,9% de Alexandre Curi. Depois vêm Guto Silva (PSD), com 6%; e Enio Verri, com 5,6%. Nesse cenário, 32,5% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, e 6,5% não souberam ou não quiseram responder.
A Ágili também quis aferir o nível de rejeição entre os candidatos. Enio Verri (17%) e Sergio Moro (16%) são os mais rejeitados. Rafael Greca aparece com 9,50% e Alexandre Curi com 5,80 % de rejeição.
Leia também: MPPR pede que Justiça do Paraná negue prisão domiciliar a Guaranho, condenado a 20 anos por matar tesoureiro do PT