
O governador Ratinho Junior (PSD) ficou animado com a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento mostra expansão do nome dele além das fronteiras do estado numa eventual disputa presidencial no ano que vem. Além do Paraná, onde tem 73% contra 19% do presidente Lula, Ratinho aparece como favorito em São Paulo e Rio Grande do Sul. Também garantiu um empate técnico em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil.
Pela pesquisa, em São Paulo, Ratinho Junior tem 42% das intenções de voto, contra 37% de Lula, acima de Michelle Bolsonaro (40%), Eduardo Bolsonaro (37%), Romeu Zema (37%), Ronaldo Caiado (36%) e mesmo de Jair Bolsonaro, que aparece com 41% em São Paulo. No Rio Grande do Sul, Ratinho Junior tem 38% da preferência, contra 37% de Lula, também acima da pontuação de Eduardo Bolsonaro (37%), Romeu Zema (35%) e Ronaldo Caiado (32%) e muito próximo de Jair Bolsonaro (41%).
No estado de Minas Gerais, Ratinho Junior e Lula aparecem empatados com 38%, mesmo percentual de Michelle Bolsonaro e um ponto percentual a menos que Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (39%). Só o governador mineiro, Romeu Zema, fica mais descolado de Lula em Minas Gerais. Em Goiás, o governador do Paraná também venceria o candidato do PT com 46% a 31%.
Ainda conforme a pesquisa, Ratinho Junior tem margem para conquistar apoio de 46% do eleitorado. No começo do ano esse percentual era de 51%. Isso mostra que a sua agenda nacional para apresentar ações no governo do Paraná têm gerado resultado positivo.
A Genial/Quaest ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade das estimativas é de 95%.
Leia também: Código Eleitoral: relator acata emenda de Moro que preserva a Lei da Ficha Limpa