
A Quaest divulgou na manhã desta quinta-feira (17) nova pesquisa eleitoral para presidente da República e mostra que o governador do Paraná, Ratinho Junior, mantém grandes chances como nome da centro-direita na disputa contra Lula em um eventual segundo turno. Ele teria 36% dos votos, contra 41% de Lula, uma margem de apenas 5 pontos e que é menor do que em março, quando era de 6 pontos.
Ratinho Junior continua como o governador mais bem avaliado na disputa ao lado de Tarcísio de Freitas, que tem 37%, contra os mesmos 41% de Lula. Outros nomes, como Romeu Zema (33% x 42% de Lula) ou Ronaldo Caiado (33% x 42% de Lula) pontuam abaixo.

O governador do Paraná tem mais intenções de voto que Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente que ganhou muita exposição midiática com o anúncio do tarifaço do presidente americano Donald Trump contra o Brasil. Ele tem 33% contra 43% de Lula num eventual segundo turno. Michelle Bolsonaro teria 36%, contra 43% de Lula.
No primeiro turno, em um dos cenários, com Lula e Bolsonaro em disputa, Ratinho Junior chega a ter o dobro de votos de Ronaldo Caiado e tem três vezes mais chances do que Romeu Zema. Ele também aparece muito próximo de Ciro Gomes, que já disputou quatro eleições presidenciais.

A pesquisa da Quaest também avalia quem o eleitorado de Jair Bolsonaro preferirira se ele não for candidato e Ratinho Junior aparece como terceiro principal nome, com 9%, atrás de Tarcísio de Freitas, com 15%, e Michelle Bolsonaro, com 13%. Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal aparecem com 8%.
Para fazer a pesquisa, a Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 10 e 14 de julho. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
Leia também: TRF-4 reverte decisão que impedia obras na faixa de infraestrutura paralela à PR 412, no litoral