
A assessoria do prefeito diplomado de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), distribuiu na tarde desta sexta-feira (20) um comunicado com os últimos nomes do primeiro escalão da equipe de governo para o mandato de 2025 a 2028. Os 14 novos secretários e presidentes de autarquias foram escolhidos com foco na eficiência, inovação e continuidade de projetos para fortalecer os serviços municipais e a qualidade de vida na capital.
A apresentação dos integrantes completa o quadro de gestores que terão a missão de colocar em prática as propostas do plano de governo, aprovado nas urnas por 57,64% da população, com 531.029 votos.
Seguindo os mesmos critérios dos primeiros indicados, o restante da equipe é composta por homens e mulheres de diferentes áreas, do setor público e privado, com perfil técnico e alinhados ao compromisso de uma administração inovadora, eficiente, sustentável, democrática, igualitária,transparente e voltada ao cuidado das pessoas e ao desenvolvimento.
“Hoje anunciamos a equipe completa que, ao meu lado e do vice-prefeito Paulo Martins (PL), vai transformar nosso plano de governo – aprovado pela população – em ações e obras. Com dedicação, responsabilidade, união e sinergia entre integrantes mais jovens e os mais experientes, nosso compromisso é manter o que já funciona bem em Curitiba e avançar com qualidade no que ainda pode ser aperfeiçoado, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirma Pimentel.
Novos integrantes
Atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur será o secretário municipal de Obras Públicas (Smop).
A escolha de Jamur, engenheiro e servidor de carreira da Prefeitura de Curitiba, para a Smopconsolida um processo de integração entre plano, projeto e a entrega de obras estruturantes para a nossa cidade. Ele traz consigo a experiência do alinhamento com organismos internacionais que garantiu a Curitiba um grande portfólio de intervenções em andamento e projetadas para que possamos avançar como referência em qualidade de obras públicas.
Com essa nova configuração, a Smop terá papel ampliado, com a integração dos serviços da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento de Projetos (Utag), na coordenação de programas internacionais e na orientação e captação de financiamentos externos de infraestrutura urbana para Curitiba.
Almir Bonatto, também engenheiro civil e servidor municipal há 30 anos, será o novo secretário municipal de Urbanismo (SMU). Outra servidora experiente, a economista Daniele Regina dos Santos, atual superintendente executiva da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, assumirá a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SGMP).
A nova Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMIR) será ocupada por Marli Teixeira Leite, mulher negra comprometida com os direitos humanos, o esporte social e o fortalecimento das comunidades. Atualmente, ela é assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura.
Leverci Silveira Filho, biólogo, especialista em biodiversidade e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos, passará a ocupar a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Sua atual pasta, a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, será assumida pelo jornalista Thiago Bonagura, que contribuiu para a criação da Associação dos Municípios da Região Suleste, integrou a Associação dos Municípios da Região Metropolitana e foi superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Para a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o escolhido foi Euler de Freitas Silva Júnior, o professor Euler, como é conhecido o vereador eleito para o terceiro mandato consecutivo, que trocará a cadeira na Câmara de Vereadores pelo comando da pasta que é referência em políticas públicas para o esporte, lazer, atividade física e protagonismo juvenil.
Outros órgãos
Pimentel anunciou que a servidora municipal de carreira, arquiteta e urbanista Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, atual assessora de Investimentos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), assumirá a presidência do órgão.
A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) terá como novo presidente o administrador de empresas André Baú, que tem uma carreira de 40 anos e experiência na Caixa Econômica Federal (CEF). Já o antigo ocupante da pasta, o advogado José Lupion Neto, será o novo presidente da Curitiba S.A.
O doutor em Gestão do Turismo Sustentável, mestre em Turismo Internacional e especialista em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Estratégica, Dario Paixão, será mantido como presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Também permanecerá no cargo a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno.
Para a Fundação Cultural de Curitiba, o nome escolhido foi Marino Galvão Júnior, atual diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável por diversos projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.
Já o Instituto Municipal de Turismo (IMT) terá como presidente o jornalista e publicitário José Luiz Velloso. Ele já foi secretário de Saúde e Turismo de Antonina, no litoral do Paraná.
Pimentel foi diplomado prefeito de Curitiba para a gestão 2025-2028, na última quinta-feira (19/12), e toma posse no dia 1º de janeiro.
Saiba quem são os novos indicados do secretariado de Pimentel
Almir Bonatto, Secretário Municipal de Urbanismo (SMU)

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Gestão Pública e Pós Graduação em Saúde Pública. Servidor municipal de Curitiba há 30 anos, atualmente é assessor técnico no gabinete do vice-prefeito e prefeito eleito para a gestão 2025-2028, Eduardo Pimentel. Atuou como chefe de Serviço de Controle de Efluentes Sanitários (1994-1999) e em cargos estratégicos na Secretaria de Obras Públicas como chefe de Divisão de Obras Especiais (2001-2003), gerente de Conservação do Distrito de Galerias (2003-2004) e diretor do Departamento de Obras de Saneamento (2005-2006). Foi chefe de Apoio Técnico no Gabinete do Secretário de Obras (2006-2007), assessor técnico no Departamento de Estradas e Rodagem DER/SEIL-PR (2013-2016), e Superintendente de Obras Urbanas na Secretaria de Obras Públicas (2017-2019).
Daniele Regina dos Santos, Secretária Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP)

Daniele Regina dos Santos é economista com 32 anos de competente dedicação ao serviço público. Possui MBA em Gestão Pública e pós-graduações em Gestão Administrativa e Tributária, Economia de Empresa e Comércio Exterior. Sua bem-sucedida carreira no município de Curitiba inclui atuações como superintendente Executiva de Educação, de Administração e Planejamento, e da Secretaria de Governo Municipal. Atualmente, na gestão do prefeito Rafael Greca e Eduardo Pimentel, eleito prefeito, ocupa o cargo de superintendente Executiva da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Euler de Freitas Silva Junior, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)

Natural de São Paulo, Euler se estabeleceu em Curitiba em 1995, a convite do Grupo Positivo, para ser professor titular de Física. Formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, iniciou o mestrado em Ciências Cognitivas e é autor de obras sobre Empreendedorismo, Educação e Liderança. Foi também autor de coleção de Ciências aprovada pelo MEC. Eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020 e 2024, Euler se destaca pela defesa de propostas de transparência e eficiência na administração pública. Sua atuação parlamentar é pautada nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
José Luiz Velloso, Presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT)

Com uma trajetória política e profissionalconsolidada, José Luiz Velloso foi secretário de Saúde e Turismo de Antonina, onde desempenhou um papel fundamental para que o município fosse incluído no programa PAC Cidades Históricas, fortalecendo o turismo local e preservando seu rico patrimônio histórico-cultural. Jornalista e publicitário, Zé Luiz preside o PL Jovem Paraná e tem se destacado como uma das principais lideranças emergentes da sigla.
Leverci Silveira Filho, Secretário Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN)

Biólogo e especialista em conservação da biodiversidade, atuou como professor na rede pública de ensino fundamental e médio, além de ter sido secretário nos municípios de Quatro Barras e Piraquara. Com experiência no terceiro setor, foi agente de Desenvolvimento pelo Sebrae-PR, liderando projetos na área. Trabalhou na Unilivrecom cursos de qualificação e integrou o Conselho de Desenvolvimento do Litoral Paranaense. No Governo do Estado do Paraná, contribuiu na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. É secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana desde 2021, quando a pasta foi criada com o principal objetivo de articular o desenvolvimento integrado metropolitano. É mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Luiz Fernando Jamur, Secretário Municipal de Obras Públicas (Smop)

Luiz Fernando de Souza Jamur é referência técnica da Prefeitura de Curitiba, com 40 anos de serviços dedicados à gestão, urbanismo e planejamento da cidade. Engenheiro Civil formado pela PUCPR, é pós-graduado em Ciências Políticas, com especialização em Gestão Pública e MBA em Gestão de Cidades. Ingressou na Prefeitura em 1984, como estagiário na Secretaria Municipal de Obras Públicas. Ocupou cargos estratégicos como secretário do Urbanismo (2002-2004; 2005-2010), secretário do Governo (2010-2012; 2017 -2024) e também no Governo do Paraná foi diretor-geral da Paraná Edificações (2013-2016). Desde 2017, presidiu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) onde coordenou a revisão e atualização da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação Solo e dos Planos Setoriais e Regionais que compõem o Plano Diretor, além de ter orientado projetos de requalificação urbana em diversas áreas e um grande legado de projetos estruturantes, nas áreas socioambiental e de mobilidade.
Marli Teixeira Leite, Secretária Municipal da Mulher e Igualdade Racial (Smir)

Marli Teixeira Leite ocupa o cargo de assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, função que desempenhou com destaque na gestão do prefeito Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Formada em Educação Física pela PUCPR, possui especialização em Marketing Esportivo pela Faculdade Gama Filho e em Administração e Políticas Públicas pela PUCPR. Servidora municipal desde 1988, atuou como professora, coordenadora, gerente e chefe de núcleo. Nos anos 1980, presidiu o Grupo de União e Consciência Negra, sendo uma figura central dos movimentos negros de Curitiba. Em 2002, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Faculdade Febraica e pela Ordem dos Capelãesdo Brasil. Marli é comprometida com o esporte social, os direitos humanos e o fortalecimento das comunidades.
Thiago Bonagura, Secretário Municipal Extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba

Formado em Jornalismo e Letras, nascido em Curitiba e criado em São José dos Pinhais, Thiago Bonagura atuou por 10 anos como diretor de Comunicação e Cerimonial na Prefeitura de Pinhais. Foi chefe de Gabinete do Deputado Federal Luizão Goulart (2018-2022), com a responsabilidade de tramitar emendas e projetos junto aos municípios. Contribuiu com a criação da Amsulep (Associação dos Municípios da Região Suleste), integrou a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana) e foi superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Assumiu a presidência municipal do partido Solidariedade. Acumula vasta experiência nos poderes executivo e legislativo, estadual e federal, além de atuar no setor privado com produção de jornais específicos para a Região Metropolitana.
André Baú, Presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)

Bacharel em Administração de Empresas com Pós-Graduação em Marketing e Vendas. André Baú tem uma sólida carreira com 40 anos de experiência na Caixa Econômica Federal (CEF), onde atuou até julho de 2024. Ao longo da trajetória, exerceu diversas funções estratégicas e de liderança, destacando-se na gestão de equipes, desenvolvimento de projetos e melhoria de processos. Atuou em áreas como atendimento a clientes, expansão da rede de agências, canais lotéricos e habitação, sempre com foco em excelência, resultados e inovação. Ocupou cargos de Gerente Regional (2006-2011), Gerente Regional de Canais e Atendimento (2011-2018), Gerente Regional de Habitação (2018-2020), Superintendente Executivo de Habitação (2020-2021) e Superintendente Executivo de Varejo (2021-2024).
Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc)

Arquiteta e urbanista, mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE/FGV, com especialização em gestão estratégica e projetos pela FGV e pós-graduação no Master em Liderança e Gestão Pública – MLG do CLP, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. É servidora de carreira do Ippuc. Experiência em planejamento urbano, legislação de uso e ocupação do solo, e gestão de projetos multisetoriais com participação comunitária. Atua na captação de recursos nacionais e internacionais, elaboração de planos de investimento e relatórios estratégicos. Atualmente é assessora de Investimento no Ippuc,onde aprovou cerca de US$ 285 milhões para projetos de mobilidade e clima. Integra a Rede Mulheres em Movimento, o Fórum de Economia Verde do C40 e o Comitê de Dados Abertos de Curitiba, além de ter participado do Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades.
Dario Paixão, Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação

Dario Luiz Dias Paixão é doutor em Gestão do Turismo Sustentável, mestre em Turismo Internacional e especialista em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Estratégica. Bacharel em Administração e Turismo, é o atual presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação desde junho de 2023 e secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba. Iniciou sua trajetória na Prefeitura como diretor da Escola de Administração Pública e coordenador das pós-graduações do Imap. Também foi professor na UFPR e coordenador acadêmico na Universidade Positivo.
José Lupion Neto, Presidente da Curitiba S.A

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), José Lupion Neto tem ampla experiência no setor público e privado. Iniciou sua carreira como técnico no Centro de Desenvolvimento Industrial (Cendi) de 1980 a 1987. Trabalhou na iniciativa privada entre 1987 e 1998, nas áreas madeireira e agropecuária. Foi presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) de 1999 a 2003 e vice-presidente de entidades do setor. Atuou na Prefeitura de Curitiba entre 2003 e 2012, passando por diversas funções, como superintendente da Secretaria de Governo, chefe de gabinete e presidente do Instituto Curitiba de Saúde. Também presidiu o Conselho da Compagas, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba, a Cohab (2017-2024).
Marina Bueno, Presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS)

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Marina Bueno tem residências em Clínica Médica no Hospital Angelina Caron e em Geriatria pelo Hospital de Clínicas da USP de Ribeirão Preto (SP). Também tem especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como diretora Técnica do Hospital Municipal do Idoso entre 2019 e 2020. Iniciou sua trajetória no Instituto Curitiba de Saúde – ICS como diretora de Atenção Primária à Saúde, de 2021 a 2024, onde também recebeu o cargo de diretora de Assistência à Saúde, de 2022 a 2024. Em agosto deste ano, assumiu a presidência do ICS.
Marino Galvão Júnior, Presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC)

Formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especializado em Commediadell’arte pela Scuola Internazionale del’AttoreComico, na Itália. É mestre em Gestão do Espetáculo pela SDA Bocconi de Milão, em parceria com o Piccolo Teatro e Accademia Teatro Scala. Ator, diretor de produção e diretor teatral, participou em 2016 do 1º IFA – International Festival Academy, em Edimburgo, e do International Visitor Leadership Program (IVLP), nos EUA. Desde 2015 é diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável por diversos projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.
Leia também: Eduardo Pimentel diz que será um prefeito de Curitiba “que vai cumprir metas”