
O que fazer com a população em situação de rua em Curitiba? Esse é outro tema que deve ter muita repercussão na campanha eleitoral. Os dados mais recentes, que são do Cadastro Único do governo federal, dizem que a cidade tem por volta de 3,5 mil moradores de rua. Mas esse número deve ser ainda maior, porque nem todos os que estão nessa situação são cadastrados.
De acordo com esses dados, Curitiba é a capital com maior população de rua na região sul, e é a sexta em todo o país. Os pré-candidatos à prefeitura já têm falado bastante sobre o assunto. Uma das críticas à atual gestão é de que não há informações confiáveis sobre o que levou todo esse pessoal para a rua.
Não se sabe quantos entre os moradores de rua são dependentes de drogas ou álcool e por isso deixaram suas famílias. Não se sabe quantos estão na rua porque perderam suas casas e não conseguiram se reacomodar. E também deve haver um grande número de pessoas com doenças mentais, como a esquizofrenia, e estão sem qualquer tratamento e vínculo familiar.
A prefeitura tem abrigos, tem o serviço de acolhimento da FAS, mas não tem conseguido mudar esse quadro. Como o período eleitoral é tempo de buscar soluções para os problemas da cidade, esse deve ser um assunto chave a partir de 16 de agosto, quando começa a campanha de fato.
Leia também: Fake News: Justiça determina remoção de postagem falsa contra Ney Leprevost