pré-candidaturas LGBTI+ voto com orgulho
Reprodução Aliança LGBTI+

Já são mais de 300 as pré-candidaturas LGBTI+ e de pessoas aliadas à causa nas eleições municipais deste ano. O novo levantamento, divulgado na quarta-feira (22), pela Aliança Nacional LGBTI+, faz parte do projeto Voto com Orgulho. Segundo o levantamento, são 304 pré-candidaturas, das quais 273 fr pessoas LGBTI+ e 31 aliadas da causa.

Segundo a Aliança, das 304 pessoas pré-candidatas, 299 são para as câmaras de vereadores e 5 para prefeituras. Das pré-candidaturas cadastradas até 10/05, São Paulo é o estado com maior número, 80 pessoas pré-candidatas, seguido do Rio de Janeiro, com 32, e de Minas Gerais, com 24.

Rio Grande do Sul e Paraná, com 23 pré-candidaturas LGBTI+ registradas, vêm na sequência, seguidos de Pernambuco, com 15, e Santa Catarina com 14. Rio Grande do Norte tem 10 pessoas pré-candidatas e Bahia e Paraíba aparecem com 9 cada.

Ceará e Mato Grosso registram 8 pré-candidaturas; Maranhão, Espírito Santo e Pará têm 7 pré-candidaturas. Alagoas e Sergipe, cada um, conta com 5 pré-candidaturas; Goiás e Piauí têm 4. Amazonas tem registro de 3 pré-candidaturas, enquanto Mato Grosso do Sul e Rondônia registraram, cada um, 2. Amapá, Roraima e Tocantins têm apenas 1 cada.

Veja o relatório no site da Aliança.

Leia também: Veja quem é o coordenador jurídico de cada pré-candidato a prefeito de Curitiba