vitorio e zelenski na Ucrânia
Vitorio Sorotiuk com o presidente Volodymyr Zelensky. Foto: Arquivo pessoal

A comunidade ucraniana do Paraná esteve representada em encontro nesta sexta-feira (12) pela manhã com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na cidade de Chernivtsi, que fica na região sudoeste do país, próxima à divisa com a Romênia. O presidente da Representação Ucraniana no Paraná, Vitório Sorotiuk, participou do encontro e entregou a Zelenski o livro 130 da Imigração Ucraniana para o Paraná, lançado na semana passada em Curitiba. 

O presidente da Ucrânia recebeu uma delegação do Congresso Mundial Ucraniano, que está sendo realizado em Bucareste, na Romênia. Mais de 200 líderes e representantes de comunidades ucranianas de 55 países participam do encontro.

“O nosso encontro é um sinal muito importante para as comunidades dos nossos parceiros. É um sinal importante de apoio aos ucranianos que defendem o nosso Estado todos os dias, bem como aos civis”, afirmou o presidente Zelensky.

O chefe de Estado destacou a importância do trabalho ativo do Congresso Mundial Ucraniano junto dos governos, parlamentos e comunidades de países estrangeiros para garantir o apoio internacional à Ucrânia. Zelensky lembrou também que o congresso apoia programas educativos para crianças ucranianas.

“Sei que têm muitos programas educativos e culturais que são implementados em diferentes continentes. É muito importante que as nossas crianças que estão agora no estrangeiro não percam a sua cultura ucraniana. Programas, livros, língua – esta área também é muito importante. Queremos trazer as nossas crianças de volta à Ucrânia e reconstruir o Estado”, afirmou. Ele agradeceu ao Congresso Mundial e às organizações comunitárias de ucranianos no estrangeiro por terem apoiado o país desde o início da invasão total da Rússia.

Presentes do Paraná para Zelensky

livros-para-Zelensky

O presidente do Congresso Mundial Ucraniano, Paul Grod, disse a Zelensky que o principal objetivo hoje é a vitória da Ucrânia sobre o agressor. “Todos nós temos orgulho em ser ucranianos. E, atualmente, os ucranianos estão em primeiro lugar como o povo mais corajoso do mundo”, disse Paul Grod.

Além de Paul Grod falaram no encontro os vice presidentes Andriy Futei, Stepan Romaniw, Vitório Sorotiuk e Zenon Koval. De Sorotiuk, o presidente da Ucrânia recebeu o livro “130 anos de imigração” e o livro “Pêssankas”, um vídeo do concerto do Holodomor do Grupo Folclórico Barvinok, do concerto Raízes do Grupo Folclórico Poltava, um vídeo da apresentação da 25ª Noite do Grupo Folclórico Vesselka e uma Pêssanka de Jorge Seratiuk. 

O presidente Zelenskyi salientou a importância do apoio da diáspora à resistência à agressão russa e da manutenção da língua e das tradições culturais ucranianas no mundo.