
O mandato da vereadora Professora Angela, do PSOL, está por um fio. Esta semana a Câmara de Curitiba instalou uma comissão processante, que vai investigar se houve quebra de decoro parlamentar por parte da vereadora, que elaborou uma cartilha e acabou denunciada por apologia ao uso de drogas.
A cartilha traz algumas informações sobre as drogas mais utilizadas e, segundo a vereadora, faz parte de um programa de redução de danos. Ou seja, são orientações sobre como evitar contaminações e excessos, por exemplo, para quem já é usuário de drogas. Segundo a vereadora, essa política de redução de danos é legítima e ajuda a salvar vidas.
Acontece que a tal cartilha foi apresentada em uma audiência pública na Câmara no mês de agosto. E os vereadores Da Costa, do União, e Brunno Secco, do PMB, entenderam que a cartilha “ensina” a usar drogas.
O caso foi para a corregedoria da Câmara, a sindicância do corregedor acatou a denúncia e o plenário aprovou a abertura do processo. Até vereadores suplentes foram convocados para votar, e todos eles votaram a favor do processo.
São evidências de que o mandato da Professora Angela, a primeira do PSOL a chegar à Câmara, está em risco. Pode ser suspenso ou mesmo cassado. Restaria a ela recorrer à Justiça, e ela já admite isso.