Você que tem carteira de motorista, certamente já precisou fazer um exame médico em uma clínica que fica do outro lado da cidade. Quem nunca? Mas agora, a depender da aprovação da Assembleia Legislativa de um projeto de lei que torna o Detran uma autarquia, seus próximos exames poderão ser marcados em uma clínica próxima de sua casa. O motorista vai poder fazer essa escolha.
O projeto é do governo do estado e pretende também ampliar o número de clínicas credenciadas pelo Detran para a realização de exames. Hoje são 100 os municípios do estado que têm clínicas onde o motorista pode fazer seus exames. A ideia é que os 399 municípios do estado tenham clínicas abertas para esses testes.
O projeto traz uma série de alterações no funcionamento do atual Detran. Uma delas: vai deixar de cobrar quando o teste precisar ser repetido pelo motorista. Por outro lado, as taxas que não têm reajuste desde 2011, vão ter reajuste agora, de acordo com esse projeto.
Com a maioria folgada que o governo do estado tem na Assembleia Legislativa, o projeto já foi aprovado em primeira votação e deve ser votado em definitivo pelos deputados até a semana que vem. Aí vai para a sanção do governador Ratinho Junior e vale já para o ano de 2025.
Leia também: Times Square de Curitiba: decreto autoriza e Centro poderá ter painéis luminosos a partir de janeiro. Entenda