PT comemora ida de Gleisi para Secretaria de Relações Institucionais de Lula

Martha Feldens
gleisi ministério relações institucionais

Gleisi Hoffmann. Foto: Agência Câmara

A deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, atual presidente nacional do PT, foi anunciada nesta sexta-feira como ministra da SRI (Secretaria das Relações Institucionais) do governo Lula. Caberá a ela fazer a articulação política, papel que vinha sendo exercido por Alexandre Padilha, que acaba de ser transferido para o Ministério da Saúde, assumindo no lugar da ministra Nísia Trindade. O PT comemorou nas redes sociais a indicação de Gleisi. Com a ida dela para o Planalto, o Paraná volta ao primeiro escalão do governo.

“Agora é oficial! Nossa presidenta Gleisi Hoffmann (@gleisi) é a nova Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência!✊💥 Novo ciclo, mesma luta! 🇧🇷”, diz o perfil oficial do PT no X. A própria Gleisi ainda não se manifestou sobre o anúncio feito no começo da tarde pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gleisi já foi ministra na gestão de Dilma Rousseff. Na ocasião, ocupou a chefia da Casa Civil do governo. No começo deste terceiro governo Lula, seu nome foi cogitado para assumir um ministério, mas o presidente optou por mantê-la na presidência do PT, cargo considerado estratégico por ele.

Leia também: Ratinho Junior venceria Lula na disputa pelo governo federal, segundo a Paraná Pesquisas