Untitled design – 1
Zeca Dirceu e Arilson Chiorato. Fotos: Divulgação PT

O PT do Paraná faz neste domingo (27) o segundo turno das eleições internas do partido. No primeiro turno, em 6 de julho, Zeca Dirceu e Arilson Chiorato se credecniaram para disputar a etapa final e definir quem vai comandar o PT estadual nos próximos quatro anos. Também haverá nova disputa nos municípios de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Campo Largo. A eleição do PT será realizada em 275 municípios, das 09h às 17h, com 104 mil filiados aptos a votar.

Primeiro colocado na votação do primeiro turno, o deputado federal Zeca Dirceu terminou a apuração defendendo que “é hora de devolver o PT aos filiados e filiadas”. “Fomos perdendo força no Paraná, enquanto em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e outros estados vizinhos, o PT voltou a crescer, elegendo mais vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, participando mais ativamente da política, dos movimentos sociais, das lutas da educação, saúde, reforma agrária e agricultura”, disse na campanha.

O deputado estadual Arilson Chiorato, que ficou em segundo no primeiro turno, escolheu como mote de campanha “por um PT de luta e coragem” “O nosso projeto para o PT-PR está centrado na reeleição de Lula em 2026 e no combate ao discurso de ódio e antidemocrático promovido pela extrema direita bolsonarista, liderada, no Paraná, pela turma da Lava Jato e do Ratinho”, disse.

A eleição nacional do PT, no dia 6, elegeu em primeiro turno Edinho Silva para comandar o partido. Ele fez um balanço muito positivo no momento importante da vida política do Brasil e do partido. “Estamos vivendo uma conjuntura internacional difícil, com o crescimento do fascismo em diversos países e com a recente ofensiva econômica do governo Trump contra o Brasil. Isso exige muito dos partidos que defendem a democracia e, em especial, do Partido dos Trabalhadores”, disse.

Além do presidente nacional e da chapa nacional, no primeiro turno, os petistas paranaenses elegeram a chapa estadual, chapas e presidências municipais. No caso de Curitiba, ainda foram eleitos presidentes e chapas de zonais.

Leia também: Prefeito de Curitiba pede ao ministro dos Transportes retirada do trem de dentro da cidade