enio verri encontro pt paraná
Enio Verri no encontro do PT. Foto: Leandro Taques

O encontro estadual do PT do Paraná no sábado (13) trouxe algumas das tendências do partido para 2026. O deputado federal Zeca Dirceu, que disputou a presidência estadual e perdeu para o deputado estadual Arilson Chiorato, defendeu mais uma vez que o partido tenha candidatura própria para todos os cargos majoritários, ou seja, para o governo no estado e para as duas vagas de Senado no ano que vem. E o diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, se colocou à disposição para uma disputa de cargo majoritário, provavelmente a vaga de candidato a governador.

Verri contou no encontro que se reuniu durante a semana com o presidente Lula e ambos decidiram por esse caminho eleitoral. Verri se licenciou do cargo de deputado federal para assumir Itaipu. No encontro, o nome de Enio Verri foi aclamado com a indicação.

Zeca Dirceu, que foi crítico das alianças que o PT estadual fez nas eleições municipais do ano passado, voltou a defender candidatura própria. “O PT Paraná precisa urgentemente decidir ter candidatura própria ao governo do estado e às duas vagas na disputa ao Senado Federal em 2026. As decisões tomadas aqui devem traduzir o sentimento coletivo e guiar nosso partido”, disse.

O coletivo “O PT Mais Perto de Você”, que nasceu na campanha de Zeca Dirceu para a direção estadual da legenda no Paraná, conquistou importantes das vagas na nova direção partidária. Agora, tem 8 dos 20 membros na diretoria executiva (40%), incluindo a vice-presidência do Partido, a cargo da vereadora do PT de Pinhais, Miss Preta, e o comando das secretarias de Comunicação (Marlon Alessandro, de Ponta Grossa), Formação Política (Joaquim Ribeiro, de Cascavel) e Mobilização, com Cláudia Areco, de Terra Roxa. Serão confirmados nos próximos dias os cargos a serem ocupados na Executiva pelos dirigentes petistas Fernando Duso e Maiara Oliveira (ambos de Foz do Iguaçu), Clodomir Fiorentin (de Santo Antônio do Sudoeste) e por Patrícia Martins (de Quedas do Iguaçu).

Já na composição do diretório estadual, o grupo de Zeca garantiu 25 dos 60 membros (42%). Para participar das decisões nos encontros e congressos do PT no estado e também junto às decisões nacionais, o coletivo “O PT Mais Perto de Você” será representado por 124 dos 300 delegados e delegadas (41%) na tomada de decisões maiores.