rafaela lupion comissão de urbanismo foto rodrigo fonseca
Vereadora Rafaela Lupion (PSD). Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Na sua primeira reunião, nesta terça-feira, a Comissão de Urbanismo da Câmara de Curitiba elegeu a vereadora Rafaela Lupion (PSD), que é vice-líder do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) na casa, como sua presidente. Laís Leão (PDT), que também queria a presidência, foi eleita vice do colegiado.

A Comissão é formada pelos vereadores Laís Leão (PDT), Pier Petruziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Da Costa (União) e Indiara Barbosa (Novo). Laís, Da Costa e Rafael Lupion  se candidataram à presidência. A vereadora do PSD foi eleita com três votos, enquanto Laís e Da Costa votaram em si mesmos. 

Rafaela Lupion foi Administradora da Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba, de janeiro de 2021 a maio de 2024, e era a responsável pela operacionalização das atividades descentralizadas da prefeitura municipal de 18 bairros de Curitiba. “Durante aquele período sempre pensei  no coletivo, tenho muita experiência prática do dia a dia de Curitiba nas mais variadas demandas da cidade, e de um público flutuante estimado em 1 milhão /dia que por lá passam”, disse a vereadora.

A vereadora também atuou por 8 anos no executivo estadual, como coordenadora legislativa, e lidava com várias questões da cidade. Segundo ela, aprendeu aí a ter um olhar humano e voltado às pessoas, para que as coisas funcionem dentro da  gestão.

Para a nova presidente da Comissão de Urbanismo, a responsabilidade frente ao colegiado será grande, mas ela se propõe a manter um diálogo democrático e o respeito às boas proposições.

“A Comissão de Urbanismo dentro da Câmara de Vereadores tem uma importância fundamental, haja vista que neste ano temos a revisão do Plano Diretor, que vai definir os instrumentos de planejamento urbano da nossa cidade. Vamos manter o diálogo eficiente com todos, bem como com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC ) responsável pelo planejamento e desenvolvimento urbano da cidade e que tem um corpo técnico extremamente capacitado para formulação de políticas públicas, projetos urbanos eficientes e sustentáveis”, afirmou..

Ficou definido que a Comissão de Urbanismo se reunirá quinzenalmente, às quartas-feiras, às 8h30.

Leia também: Pesquisa Ágili mostra Moro na frente na sucessão de Ratinho Junior