
Os deputados federais Beto Richa (PSDB), Diego Garcia (Republicanos), Dilceu Sperafico (PP), Elton Welter PT), Geraldo Mendes (União), Luciano Ducci (PSB), Luísa Canziani (PSD), Matheus Laiola (União), Padovani (União), Paulo Litro (PSD),Tião Medeiros (PP) e Toninho Wandscheer (PP) participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira (11) com o governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu. Ratinho firmou o compromisso de complementar os investimentos que serão feitos a partir das emendas da bancada federal paranaense em 2025. Assim, as áreas que receberem recursos de emendas ao orçamento da União também vão receber, na mesma proporção, investimentos do Governo do Estado.
Na reunião com os deputados, Ratinho e seus secretários apresentaram os projetos prioritários para o estado e ouviram as sugestões dos deputados para os repasses. “A bancada paranaense tem ajudado muito o Estado, com uma relação muito exitosa para a destinação das emendas. Esta parceria está sendo renovada com o entendimento de que estes investimentos devem priorizar projetos que tragam soluções para a vida do cidadão paranaense”, disse o governador.
Os investimentos devem ser destinados prioritariamente para educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Pelas regras atuais, as bancadas devem estabelecer oito indicações para os repasses. “Foi uma reunião muito importante para nós da bancada. O Governo do Estado vai aumentar em 100% os investimentos feitos pelas emendas da bancada e quem ganha com isso é o povo paranaense”, afirmou o deputado federal e líder da bancada paranaense da Câmara, Toninho Wandscheer.
Entre os projetos prioritários para o recebimento das emendas estão o aumento da conectividade nas áreas rurais, o investimento nas estradas vicinais, a compra de equipamentos para a saúde e a educação, a construção de barracões industriais pelo Estado e mais investimentos para a tecnologia na área da segurança pública. A bancada federal deve se reunir novamente para definir a destinação final dos recursos e os valores. Ainda não há uma definição final do valor total de emendas que o Estado vai receber.
“Nós temos uma parceria desde que o governador Ratinho Junior assumiu o governo, com amplas discussões sobre a destinação destes recursos, o que faz com que todas as emendas de bancada e individuais destinadas ao Paraná tenham total transparência”, disse Wandscheer. Nos anos anteriores, segundo o governo, a parceria entre bancada e governo foi fundamental para ampliar a frota de ônibus escolares, melhorar as estruturas de hospitais e modernizar as forças de segurança do Estado.
Participaram da reunião de Ratinho com a bancada federal para tratar das emendas o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, da Segurança Pública, Hudson Teixeira, da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; os diretores-gerais da Secretaria de Educação, João Luiz Giona, e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcos Stamm; e o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro.
Leia também: Com quatro candidatos a presidente, Tribunal de Justiça do Paraná elege hoje sua nova direção