O deputado estadual Requião Filho, eleito pelo PT mas no momento sem partido, comentou nesta quinta-feira (10) a pesquisa eleitoral do Instituto IRG, divulgada na quarta-feira (9) pelo portal Bem Paraná, que aponta seu nome em 2º lugar na preferência do eleitorado de Curitiba para as eleições de 2026 ao governo do estado. O levantamento foi realizado com 1.500 moradores de Curitiba, entre os dias 26 de março e 4 de abril.
Para Requião Filho, o seu desempenho na pesquisa IRG – com 14,5% das intenções de voto em um dos cenários e 10,8% em outro – chama a atenção por diversos fatores: não disputou a última eleição para governo, não é base do atual governador, atua de forma independente na Assembleia Legislativa e não conta com o apoio de grandes poderes. Ainda assim, se projeta como um dos nomes mais fortes na disputa.
“Sou oposição ao governo Ratinho na Assembleia. Também faço críticas ao governo Lula. O resultado evidencia a força de uma atuação política crítica e independente, com forte apoio da população, mesmo antes da disputa eleitoral”, disse Requião Filho. Na pesquisa estimulada, Sérgio Moro aparece em primeiro lugar, seguido de Nenhum/Branco/Nulo e do deputado Requião Filho. Entre os eleitores curitibanos, o deputado aparece à frente nomes com maior apoio político, como Alexandre Curi (presidente da Assembleia Legislativa), Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu) e Guto Silva (secretário das Cidades do Paraná).