
Depois da sessão especial em Castro, na quarta-feira (6), a nova sessão do projeto Assembleia Itinerante, da Assembleia Legislativa do Paraná, acontece nesta sexta-feira (8), em Goioerê, dentro da programação da 37ª ExpoGoio. A sessão será realizada às 18h e reunirá autoridades do setor agropecuário, lideranças políticas regionais e estaduais, empresários e representantes da sociedade civil.
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia, diz que a proposta reflete o compromisso da nova gestão com a interiorização das ações do Parlamento. “Essa é a marca da nova gestão da Assembleia Legislativa: estar presente em todas as regiões, sendo protagonista no desenvolvimento do Paraná e na melhoria da qualidade de vida da população do interior”, diz.
Os visitantes da ExpoGoio poderão conhecer o estande da Assembleia, que oferecerá uma experiência interativa com realidade virtual, conduzindo o público por um tour imersivo na sede do Legislativo em Curitiba. No mesmo espaço, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) estará presente com atendimento jurídico gratuito, voltado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou sem condições financeiras de arcar com os custos de um advogado.
Quem for até o local poderá buscar orientação sobre diferentes áreas do Direito, como família, sucessões, registros públicos, questões cíveis, fazenda pública, infância e juventude — tanto na esfera cível quanto infracional —, além de casos envolvendo violência doméstica, direito penal e execução penal.
O programa Assembleia Itinerante foi criado em 2023 com o propósito de aproximar os deputados estaduais das demandas locais. Com mais de 5,8 mil sugestões e reivindicações registradas desde sua criação, a Assembleia Itinerante já percorreu diversas regiões do estado, passando por municípios como Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga, Ivaiporã, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Jacarezinho.
Leia também: Após reportagem do Bem Paraná, vereadora apresenta projeto para criar o Calendário Oficial de Curitiba