
“Tudo acontece nos municípios, onde as pessoas vivem. Não há outra forma de transformar um estado ou uma nação se não for pelo fortalecimento das nossas cidades”, disse o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, ao participar nesta terça-feira (07) do I Congresso dos Municípios do Paraná, em Curitiba. Ele reforçou que o desenvolvimento do estado passa, necessariamente, pelos investimentos nas cidades. O evento é organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
O deputado destacou o perfil municipalista da gestão pública paranaense nos últimos anos e elogiou a decisão do governador Ratinho Junior (PSD) de repassar R$2 bilhões para o recapeamento de vias urbanas no estado. O programa vai atender municípios com até 100 mil habitantes, beneficiando inicialmente 375 das 399 cidades paranaenses.
“Há muito tempo os prefeitos esperavam um investimento desse porte em recape. Até o fim do ano, queremos também chegar às cidades maiores. Esse é o resultado de uma boa parceria entre o governo e a Assembleia Legislativa”, lembrou o presidente do Legislativo.
Curi disse aos participantes do congresso que o Paraná se diferencia de outros estados pela solidez financeira e pela capacidade de investimento nos municípios. “Ontem, em uma reunião online com presidentes de Assembleias de todo o país, ouvi colegas relatando dificuldades. E eu disse: aqui é diferente. Só a Assembleia Legislativa vai devolver R$ 620 milhões este ano para que o governador aplique diretamente nos municípios”, contou.
Ele elogiou o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da AMP, Marcel Micheleto, pela organização do I Congresso dos Municípios, que tem a parceria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e que reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos de todo o Estado para debater políticas públicas, financiamento e inovação na gestão municipal.
Leia também: Beto Preto mantém pré-candidatura ao governo, diz que está “preparado”, mas que decisão é de Ratinho