
Três pré-candidatos à prefeitura de Curitiba são deputados estaduais e votam na Assembleia Legislativa hoje à tarde a proposta do governo estadual de criação do Programa Parceiro da Escola: Goura (PDT), Maria Victória (PP) e Ney Leprevost (União).
Goura, que faz parte do bloco de oposição ao governo de Ratinho Junior (PSD), já deixou claro que vai votar contra nas duas sessões desta tarde. Ney e Maria Victória não adiantaram seus votos, mas ambos são da base de apoio ao governador e devem votar favoravelmente ao projeto.
O programa, que transfere a gestão escolar para a iniciativa privada em 200 escolas de 110 municípios do estado, enfrenta uma forte reação da categoria dos professores, que iniciou uma greve hoje (3) e faz protesto em frente à Assembleia. Com faixas dizendo “Não venda a minha escola”, os professores saíram da praça Santos Andrade, no centro, para a concentração em frente ao legislativo, onde ocorre a votação.
Goura citou a posição de seu partido, o PDT. “Em defesa da educação pública, gratuita, democrática e emancipadora, o PDT se manifesta contra a terceirização da educação do Paraná”, diz o partido em nota veiculada nas redes sociais.
Leia também: Manifestantes marcham por Curitiba contra projeto de terceirização das escolas no Paraná. Veja fotos