
A TV Assembleia está de cara nova partir desta quarta-feira (27). Além de ganhar uma nova grade programação, a emissora está com nova identidade visual, num design que busca refletir o compromisso da Assembleia do Paraná com a transparência. A arquitetura do prédio do plenário é a principal influência da nova identidade visual.
Agora, as marcas dos programas e da própria emissora carregam as linhas horizontais e verticais que formam o edifício do plenário, enquanto a fachada de vidro do prédio transmite um objetivo desta nova fase da emissora: promover ainda mais a transparência do Legislativo paranaense.
“Tenho colocado a transparência como prioridade e fico muito feliz em ver a TV Assembleia sendo ampliada e chegando aos lares dos paranaenses. Um dos meus principais objetivos é que a população tome, a cada dia que passa, mais conhecimento sobre o que se passa no Legislativo”, disse o presidente do Legislativo, Alexandre Curi (PSD).
O primeiro-secretário da Assembleia, Gugu Bueno (PSD), também destaca a transparência. “Temos uma comunicação cada vez mais ativa, cada vez mais abrangente e cada vez mais acessível à população do Paraná. Sem dúvida nenhuma, esse é um passo que damos no sentido de nos tornarmos ainda mais transparentes”, disse ele.
Já na programação, as novidades principais são três novos programas e dois novos quadros televisivos. Há programas sobre temas essenciais e direitos em assuntos como agricultura (no programa “Semeando Informação”), cidadania (“Sou Cidadão”) e saúde (“Conversa Saudável”). As estruturas e as inovações implementadas nas dependências da Casa de Leis podem ser acompanhadas no quadro “Fique por Dentro”.As proposições legislativas na perspectiva dos deputados autores estão em “Com a Palavra, o Deputado/ a Deputada”.
Atrações já consolidadas, “Arte & Cultura” e “Assembleia Entrevista” seguirão normalmente na grade de programação, ganhando novas datas de exibição. Ambos os programas tiveram suas logos reformuladas, agora alinhadas à nova identidade visual da emissora. Confira a sinopse e os horários de todos os programas da TV Assembleia no fim da reportagem.
Nas próximas semanas, dois telejornais passarão a compor a programação da emissora. O “Direto do Plenário”, que será exibido sempre antes das sessões plenárias, trará informações sobre as atividades legislativas. Já o “Redação Final”, apresentado ao fim do dia, trará detalhes sobre a apreciação das proposições no Plenário. Com os últimos ajustes técnicos sendo realizados pelas equipes de operação e de jornalismo, os programas ainda não têm data definida de lançamento.
Convênio entre Assembleia e Câmara de Curitiba permite ampliação da grade da TV
Um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara de Vereadores de Curitiba é um dos fatores que permitiu a ampliação da grade televisiva. A parceria foi oficializada na tarde desta quarta-feira (27), durante a terceira edição do Assembleia nos Bairros, realizada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba.
O acordo, que não envolve recursos financeiros, permite que a TV Assembleia utilize um estúdio do Legislativo municipal para a gravação de programas de entrevista – Sou Cidadão, Conversa Saudável e Semeando Informação são gravados na Casa de Leis municipal. Em contrapartida, a TV Assembleia irá veicular programetes e boletins produzidos pela equipe de comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba.
A modernização das estruturas e a ampliação das equipes da TV Assembleia, que conta hoje com 22 profissionais responsáveis pela operação técnica e 12 jornalistas, é outro fator que favoreceu o crescimento da emissora. “Com os profissionais qualificados e o volume enorme de pautas que a Assembleia produz, temos condições de entregar um produto de melhor qualidade e em maior quantidade. A expectativa para esta nova fase é das melhores possíveis. Sentimos motivação interna na equipe, a necessidade do público em geral e dos próprios veículos de comunicação”, disse o diretor de Comunicação da Alep, João Debiasi.
“Faz parte da função da TV pública trazer informações de cidadania para as pessoas. Além de saberem tudo o que acontece aqui dentro, por conta da transmissão das sessões, teremos programas que trazem informações sobre os direitos e onde você pode buscar exercê-los”, explica Ana Zimmerman, editora-chefe da TV Assembleia. “Queremos ampliar o nosso alcance e chegar com uma linguagem mais acessível ao cidadão. A ideia é tornar a marca mais moderna, e atrativa, para atrair audiência para TV Assembleia, para que ela se torne referência”, complementou.
A ampliação da programação ocorre em paralelo à expansão da emissora no interior do Paraná: ao longo dos próximos meses, o sinal da TV Assembleia deverá alcançar 123 dos 399 municípios paranaenses. Atualmente, a emissora conta com 100 retransmissores no interior do Paraná. A expansão é prevista graças ao programa Digitaliza Brasil, do governo federal, que promove a digitalização do sinal no país.
Leia também: Comissão de Relações Exteriores da Câmara fará visita técnica à região de Guaíra