guilherme gonçales coordenador jurídico pré-candidato Richa
Guilherme Gonçalves, coordenador jurídico do pré-candidato Beto Richa (PSDB). Reprodução LinkedIn

Qual o profissional mais importante numa campanha eleitoral? Por muito tempo foi o marqueteiro, o gênio criativo que transformava o candidato naquilo que o eleitor mais queria naquela eleição. Mas com o tempo e as amarras da legislação eleitoral, que já não permite tantos malabarismos na propaganda, começou a se sobressair o trabalho do assessor jurídico. E qual a importância do coordenador jurídico para o pré-candidato?

Nos últimos anos, ter uma boa equipe de advogados passou a ser uma das coisas mais importantes em uma campanha eleitoral. E este ano não é diferente. No Mural Eletrônico do TSE, só em 22 de maio, na data de hoje, tem mais de mil decisões judiciais registradas. Aí entram casos de todo o país, com questões variadas, como prestações de contas de eleições passadas, por exemplo.

Mas aqui, no nosso quintal, ainda em pré-campanha, já começam a pipocar ações que influenciam o cenário eleitoral. O pré-candidato Requião, do Mobiliza, por exemplo, conseguiu impugnar pesquisas que não ofereciam o seu nome para escolha do eleitor. O Ministério Público Eleitoral também já está fazendo investigações que podem ter consequências significativas. E ainda nem chegamos na fase da campanha de fato e na hora da propaganda no rádio e na TV, que é quando as coisas esquentam de fato.

Montar uma equipe de campanha eleitoral requer dinheiro e nomes certos. E garantir os melhores advogados é fundamental. O blog traz os nomes já definidos do coordenador jurídico de cada pré-candidato em Curitiba.

Andréa Caldas (PSOL): Rafael Lemes
Beto Richa (PSDB): Guilherme Gonçalves
Carol Dartora (PT): não tem assessoria jurídica na pré-campanha

Cristina Graeml (PMB): Fernando Knoerr
Eduardo Pimentel (PSD): ainda não tem definido um coordenador
Felipe Mongruel (PT): Felipe Eduardo Lopes
Goura (PDT): Juliana Bertholdi e Andrea Sabbaga
Luciano Ducci (PSB): Daniel Godoy
Luizão Goulart (Solidariedade): Valquíria Carvalho
Maria Victória (PP): Diego Campos
Ney Leprevost (União): A assessoria jurídica da campanha ainda está sendo negociada, e deve ser oficializada nos próximos dias
Paulo Martins (PL): Frederico Junkert
Roberto Requião (Mobiliza): não respondeu
Zeca Dirceu (PT): Luiz Eduardo Peccinin

Leia também: Moro acusa líderes do PL no Paraná de fazerem “o jogo do PT” e de tentarem “roubar voto”