Zeca Dirceu entra com recurso e diz que segue pré-candidato

Martha Feldens
recurso Zeca diretório nacional

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) apresentou hoje (29) formalmente ao Diretório Nacional do PT um recurso contra a  decisão tomada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, orientando a legenda a apoiar a candidatura de Luciano Ducci (PT) à prefeitura de Curitiba. Segundo Zeca Dirceu, por não ter atingido a maioria de 2/3 dos integrantes na Executiva, o estatuto do Partido diz que a decisão final terá que ser do Diretório Nacional do PT.

“O recurso é um direito que tenho, enquanto pré-candidato, e uma mensagem clara de que sigo lutando e não desisti de defender que tenhamos uma candidatura própria em Curitiba”, disse Zeca. “Nada está definido e a palavra final será da direção nacional do PT”.  A opção por Ducci, reforçou Zeca, não atingiu quórum mínimo para avançar nem mesmo na direção municipal do PT de Curitiba, antes de chegar na instância nacional.

O Diretório Nacional do PT é composto por 94 membros. Após a análise e emissão de parecer por colegiado nacional específico, o DN marcará uma reunião para decidir sobre todos os casos pendentes, como os impasses e as indefinições nos grandes colégios eleitorais. A expectativa dos envolvidos é de que essa reunião seja marcada até o mês de junho.

Leia também: Como votaram os deputados pré-candidatos de Curitiba no veto de Lula à restrição da “saidinha” de presos