A campanha ‘Cataratas do Iguaçu – Maravilha Mundial da Natureza’ criada pela Competence para a Itaipu Binacional obteve números recordes de alcance de público. A partir do desafio de estimular a votação popular e transformar as Cataratas em uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, a comunicaçāo obteve repercussão internacional e mobilizou mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo.
Para bater outras 440 concorrentes de peso, a estratégia – iniciada em 2007 – usou diversas plataformas para mobilizar a população a votar por telefone ou pela Internet e uniu artistas e celebridades brasileiras e argentinas. A mídia chegou a contagiar os jogadores Messi e Kaká que divulgaram mensagens para seus seguidores no Twitter. A expressão @votecataratas chegou à marca de 1,5 milhão de visualizações alcançando o Trending Topics Mundial.
Composta por três fases, a campanha que não poderia ser paga – conforme uma das exigências da Fundação suíça New7 Wonders – levou quatro anos e trabalhou o conceito “Essa maravilha é nossa” extrapolando as fronteiras Brasil/Argentina e atingindo 27 países. Foram 25 mil curtidas no Facebook, 10 mil seguidores no Twitter e mais de 1 milhão de acessos ao site oficial. Além disto, com a adesão dos veículos de comunicação – 28 emissoras de TV, 30 emissoras de rádio, 20 revistas e 14 jornais – o investimento teria representado valores de R$ 10 milhões. Como resultado efetivo da mobilização, em fevereiro deste ano, a New7 Wonders reconheceu oficialmente a Cataratas de Iguaçu como uma das maravilhas do mundo.
O resultado final do Top de Marketing ADVB Paraná 2012 será no próximo dia 22 de novembro, em Curitiba.
No link o comercial Cataratas do Iguaçu “Que Maravilha” : https://www.youtube.com/watch?