Ontem foi dia do lançamento do livro Ponto & Vírgula que reúne os artigos mais interessantes sobre o mercado publicitário escrito pelos sócios do Clube de Criação do Paraná. O evento de lançamento se realizou no café da FNAC, no Park Shopping Barigüi, com direito a champagne, sessão de autógrafos e claro, uma mesa redonda composta por alguns dos autores do livro Ponto & Vírgula.
Eu estive lá, retirei meu exemplar (por sinal muito bom) e pude ouvir os autores na mesa redonda. A idéia principal era falar sobre o livro e sobre o mercado publicitário atual. Aponto abaixo algumas observações feitas pelos profissionais e autores do livro:
Crise:
– “Esta crise mundial é uma bobagem, localmente nosso mercado vai bem. O futuro é incerto sim, porém a propaganda está mudando e se profissionalizando cada vez mais”.
– “Em relação à crise: Papai Noel foi criado logo após a crise de 29 pela Coca Cola com a intenção de trazer mais felicidade às pessoas ao ponto de esquecerem a crise.”
Incertezas
– “Ninguém sabe nada, todo dia a gente acorda com um frio na barriga se perguntando: E hoje? O que a gente vai fazer? Os desafios são diários”.
Mercado
– “O cliente quer muito varejo e não quer investir na marca. Com essa velocidade, os trabalhos estão perdendo qualidade. O cliente quer pagar menos e fazer o trabalho cada vez mais rápido. Precisamos voltar a valorizar o planejamento de médio a longo prazo. É preciso remunerar bem as idéias. As agências precisam ter mais voz ativa. “.
– “O mercado varejista é a base, ninguém começa já com a conta do Banco do Brasil.”
CCPR
– “O CCPR é um canal de integração entre o mercado e a academia. Ele forma profissionais e é um dos clubes de criação mais ativos do país. ”
Quem se interessar pode garantir seu exemplar na FNAC ou na sede do CCPR (R. Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço – Curitiba/PR – Fones (41) 3253-7180 e 3252-2353).
Confira algumas fotos do evento.
Fotos: Carvalho Jr