Propaganda Social – Debate & Rebate

Redação Bem Paraná

Ontem, 06 de outubro, foi noite de Debate & Rebate promovido pela 91 Rádio Rock Curitiba e pelo CCPR – Clube de Criação do Paraná. Um outro evento em que compareci e que foi bem interessante. Para quem ainda não sabe, o Debate & Rebate acontece toda segunda feira, às 21h no segundo piso do Shopping Estação – Curitiba. Montam um estúdio e o programa é apresentado ao vivo com o apoio da platéia presente e ilustres convidados da área de publicidade sempre discutindo algum tema polêmico deste nosso meio.

O tema desta edição foi “Propaganda Social” e os convidados foram Maria Fernanda Bruni Daldon, coordenadora de Comunicação Dirigida da OpusMúltipla e Rodolfo Amaral, redator da JWT Curitiba, tendo como mediadora a jornalista Rafaella Malucelli.

De acordo com Rodolfo Amaral, o tema mais em voga hoje e que vem sendo bastante utilizado são os que abordam assuntos ambientais, não poderia ser diferente. Tanto ele quando Maria Fernanda Bruni acreditam que as agências devem mesmo se propor a realizar trabalhos para ONG´s sérias já que a liberdade para criar é maior e como profissionais de comunicação podem contribuir com a divulgação destas causas. Os envolvidos devem conhecer a causa, discutir e encontrar soluções criativas para alcançar os objetivos da instituição.

Perguntei quem paga a veiculação destas campanhas, afinal muitas vezes as ONG´s não tem dinheiro. Maria Fernanda respondeu que uma campanha, quando bem planejada e com uma idéia interessante sempre encontra apoio de vários meios além de gerar mídia espontânea. Não é uma trabalho fácil, mas a mobilização é possível.

Eu acredito piamente na comunicação e no marketing social. As mudanças podem não ser tangíveis, porém os resultados acontecem. É um trabalho conjunto, de parcerias em que a comunicação, assim como todos os envolvidos, são protagonistas de um espetáculo obrigatório.

Assim como em todas as campanhas, na propaganda social também existe, ou pelo menos deveria existir, um planejamento, estratégias bem traçadas, cronogramas, e todo o processo de elaboração que as agências realizam. É possível conciliar nossos clientes atuais com projetos pontuais para o terceiro setor. Todos ganham, a ONG ganha, a população ganha com a conscientização e a agência ganha, seja com prestígio, com prêmios que poderá concorrer e por contribuir por uma causa.

Vejam alguns exemplos de propagandas sociais realizadas por agências paranaenses:

Painel Ecovia – Respeito à Vida

Ação de Ambiente Rádio Banda B – Paz nos Campos

Out Door Rádio Banda B – Paz nos Campos

Agência Fuego – SPVS