
Não é de se admirar que Tatianna vem surpreendendo o público, em tempos onde a gastronomia está sendo simplificada e o foco são pratos rápidos e fáceis a Chef na contramão desta onda, confecciona pratos de alta complexidade, alguns com preparos antiquíssimos e sobrepostos de preservação dos alimentos, dos tempos que a humanidade não possuía refrigeradores e energia elétrica. A Chef é especialista em carnes e charcutaria natural, mas atualmente vem realizando muitos estudos com proteínas alternativas. A Charcutaria Natural é uma vertente da charcutaria criada pela chef e uma de suas marcas, onde a carne é preservada sem o uso de refrigeração e o animal é totalmente aproveitado, sem o uso de nenhum produto químico.
O reality Ilha do Sabor no GNT, é dividido em três partes, a prova rustica, realizada na praia, a prova individual e o duelo final. Este é o primeiro reality gastronômico realizado ao ar livre, e apresentou muitos desafios:
“ As câmeras superaqueciam com o calor, eu mesma desmaiei de cara na areia no quarto episódio. Quando estávamos gravando a prova rustica, frequentemente o tempo virava e começava a ventar ou chover, a produção agia rápido cobrindo todas as bancadas, mas refazer o fogo sobre a areia úmida era fatigante, em quase todas as provas rusticas fui designada para cuidar do fogo, pela minha experiência com fogo de chão, foi exaustivo. “ ExplicaTatianna.
Natural do interior do Paraná, vem se destacando nas provas individuais com pratos de alto nível gastronômico, que estão impressionando os jurados com suas composições criativas e técnicas, como este tiradito de camarão e cacau que foi o prato mais elogiado do primeiro episodio, aprenda a receita.
TIRADITO CAMARÃO E CACAU
Polpa de 2 frutos de cacau
2 c tapioca
200 ml agua
Gengibre a gosto
Mel a gosto
200 ml azeite
1 maço de salsa ( sem os talos que amargam)
500 gr de camarão rosa médio sem casca
2 limões
Sal e pimenta a gosto
1. CREME: Retire a polpa do cacau pulsando no liquidificador, faça a calda rala no fogo com tapioca e agua, deixe esfriar e adicione a polpa, tempere com sal, gengibre ralado e um fio de mel.
2. AZEITE DE SALSA: Branqueie a salsa, escorra bem, bata no liquidificador com azeite, coe no coador de café, sem apertar. Despreze o fundo.
3. TIRADITO: Tempere o peixe ou camarão fininho, com limão, zeste de limão, sal e pimenta branca, deixe por 5-10 minutos, lave, seque e aplique o azeite de salsa.
4. MONTAGEM: Coloque o creme em um prato fundo, adicione o tiradito, sempre torcendo a fatia para dar altura. Adicione cheiro verde e pingue cuidadosamente o azeite de salsa. Finalize com pimenta moida na hora ou pimenta vermelha fatiada.
Obs: O tiradito fica perfeito com a composição de contrastes, enquanto o creme é agridoce e suave, o tiradito é acido e picante e o azeite de salsa é herbal e fresco.
“O exercício do processo criativo na gastronomia exige muito estudo. Um cozinheiro acomodado realiza apenas pratos dentro da sua zona de conforto, variando um ou dois ingredientes, criando versões de risotos, vinagretes e massas. Cheguei no programa decidida a mostrar que meu trabalho vai muito além de carnes e charcutaria, quero me desafiar com ingredientes que não conheço usando o meu repertorio gastronômico de técnicas, para surpreender quem está em casa”.
Treinamento – Equipe Francis
CONSULTORA DE FRANCIS MALLMANN E DE RENOMADOS RESTAURANTES EUROPEUS
Não é de hoje que Tatianna desponta no cenário gastronômico, seu currículo conta comconsultorias de restaurantes e açougues estreladas realizadas no Chile e Argentina para o Chef Francis Mallmann, na Holanda para Giancarlo Acciavatti e outros Chefs internacionais. Para Francis criou receitas de cordeiro curado, porchetta, linguiças utilizando ingredientes regionais como “chicha” a cerveja milenar de milho feita pelos Incas, um dos ingredientes da linguiça da casa do restaurante “Fuegos de Apalta” no Chile, e claro a preferida de Francis, a salsicha sangrenta, conhecida como Prieta.
“Foi um grande desafio criar uma salsicha com sangue para Francis Mallmann, sabendo de sua adoração pelas prietas. O sangue não congela muito bem, por isso foi necessário testar várias técnicas de charcutaria e emulsificação até conquistar uma textura lisa e perfeita que derrete na boca.” Explica a Chef.
Para Giancarlo criou receitas com base nas técnicas de charcutaria, utilizando proteínas não convencionais e alternativas, o desafio era não utilizar boi, porco e frango, surgiram então legumes preservados confitados, salsicha de trutas, terrrines de cenouras coloridas defumadas, caramelo salgado de cogumelo, salame de polvo e burrata de castanha.
“Giancarlo é alérgico a salmão, sua gastronomia é leve e fresca, com o desafio de não utilizar carnes convencionais nos restaurantes e banquetes, criamos receitas novas do zero para complementar o cardápio já existente, para mim foi a porta de entrada de exploração à gastronomia vegana.
A CAÇADORA DE JAVALIS
Tatiannatem intrigado os telespectadores com suas roupas camufladas e olhar compenetrado. No entanto são apenas os trajes que costuma caçar aos finais de semana. Filha e neta de homens do campo aprendeu desde cedo a manejar espingardas, revolveres e facas, hábito comum no interior de Londrina. As caçadas bem sucedidas eram seguidas de festas de “carnear”, onde retirava-se o couro do animal e depois partilhado igualmente entre os caçadores.A caça de javalis é legal e incentivada, pois estes animais destroem as lavouras de alimentos e matam a fauna nativa do local, são extremamente prolíferos e agressivos, atacando inclusive humanos.
“O chão batido, a mesa de madeira rustica, era tudo muito simples na fazenda, sem desperdício, o cheiro de torresmo no tacho a risada do meu pai contando os “causos” da caçada, enquanto todos ajudavam, compõe minhas melhores lembranças de infância”, foi assim que aprendi a carnear o boi, o porco a carne de caça”
Aliando tradicionais sabores do interior do Paraná, gastronomia contemporânea e técnicas de charcutaria a Chef TatiannaCirinno é com certeza uma participante interessante do Ilha do Sabor. Que conta ainda com os jurados Kaywa Hilton e Manuelle Ferraz e os apresentadores Joaquim Lopes e Jessica Ellen. Você pode conferir mais receitas direto da Ilha do Sabor no canal do Youtube e instagram @tatianna.cirinno.
fotos SC divulgação via assessoria