Curitiba acaba de ganhar um reforço no cenário do vinho. A Adega San Vicente, localizada no Shopping Novo Batel, renovou sua carta com rótulos exclusivos do Douro, trazidos pelas vinícolas Menin Company e H.O., via importadora Jigger. A seleção, que inclui brancos vibrantes e tintos estruturados, busca refletir o equilíbrio entre tradição e modernidade do terroir português e posicionar o Brasil como um mercado emergente no universo do vinho.
Mesmo com o consumo médio ainda tímido no país apenas 1,9 litro per capita ao ano, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) , especialistas enxergam grande potencial de crescimento. Em Portugal, por exemplo, o consumo chega a 61,1 litros por habitante. Essa diferença inspira ações como a da Adega San Vicente, que investe em curadoria especializada para criar experiências sensoriais completas.
Mais do que um wine bar, a casa se firma como um espaço dedicado ao vinho em sua forma mais sofisticada. A proposta une alta gastronomia, drinques autorais e música ao vivo, com forte presença do jazz, tudo em um ambiente elegante e acolhedor e sempre sem cobrança de couvert. O cardápio harmoniza perfeitamente com a carta: risoto de frutos do mar com toque cítrico, polpetone com gnocchi crocante e fettuccine com ragu de cogumelos são alguns dos destaques.
O sommelier Antonello explica que os novos rótulos se destacam pela complexidade e autenticidade. “Os vinhos da Menin e da H.O. revelam o melhor do Douro, com blends que utilizam desde vinhas jovens até centenárias. Os brancos trazem frescor e camadas aromáticas; os tintos, profundidade e elegância”, afirma. Entre os destaques, estão o Menin Reserva Branco, com uvas Viosinho, Gouveio, Rabigato e Arinto ideal para entradas e frutos do mar , e o H.O. 2018 Tinto, que combina Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, perfeito para pratos mais intensos, como o mignon com crosta de cogumelos da casa.
Rafael Ghignone, sócio e diretor de operações da Adega, acredita que Curitiba tem um público sofisticado, aberto a novidades. “Nossa missão é oferecer experiências únicas e educativas. Por isso, promovemos encontros com produtores, degustações e eventos voltados à cultura do vinho. Os novos rótulos reforçam esse propósito e ampliam a vivência do consumidor”, destaca.
Para Frederico Monteiro, diretor comercial da Menin Company, a parceria com a Adega é estratégica. “O Brasil é um mercado com laços históricos com Portugal. Enxergamos um consumidor em evolução, que valoriza vinhos autênticos e bem elaborados. Os nossos rótulos são fruto de tradição, mas também de tecnologia e precisão enológica, buscando atender esse novo perfil com elegância e identidade.”
Com essa aposta em qualidade e exclusividade, a Adega San Vicente reforça seu papel como referência em vinho e gastronomia no Sul do país e sinaliza que o Brasil, ainda que iniciante, está pronto para degustar o que há de melhor no universo vitivinícola.
Adega San Vicente
Alameda Dom Pedro II, 255 — Batel (Shopping Novo Batel)
Terça a quinta, das 18h à meia-noite; sexta e sábado, das 12h à meia-noite; domingo, das 12h às 22h
com assessoria