sem titulo (1 de 1)-2
foto Drogodrone

 

O restaurante Baviera, no Centro Histórico de Curitiba, deve se tornar um dos destinos turísticos mais atraentes da capital paranaense neste fim de 2023. O motivo é uma decoração de Natal que evoca a tradição natalina germânica, repleta de elementos que remetem à atmosfera acolhedora das festas de fim de ano.

A decoração do Baviera inclui uma árvore de Natal com bolas ornamentais, velas coloridas, fitas, toalhas e muitas luzes, espalhadas por todo o restaurante.  São mais de 500 metros de luz de led, folhas, flores desidratadas, galhos e bolas de pinha compondo a decoração luminosa. Para muitos, a visita ao restaurante se transforma em uma viagem no tempo, trazendo à tona memórias das noites de Natal da infância e relembrando a riqueza das tradições germânicas.

De acordo com Thayana Hey, sócia-proprietária do Baviera, a decoração de Natal teve a intenção de agradar um público bem especial: as crianças. “Fizemos questão de incluir elementos para encantar as crianças, como trenzinho e vilas natalinas”, destaca. O restaurante, segundo ela, investiu em maquinário lúdico, luzes, casais de bailarinos, renas, Papai Noel no estilo São Nicolau, velas, soldadinhos de chumbo, sendo três na entrada do restaurante em tamanho real que movimentam os braços e cantam.

Rodrigo Collect, decorador do ambiente, compartilha a inspiração por trás da decoração especial deste ano: “O Baviera quer resgatar a tradição dos natais germânicos de antigamente, mas com um toque mais contemporâneo. O restaurante está iluminado, sem perder a atmosfera tradicional, trazendo referências de decorações de Natal de épocas passadas, com um brilho distinto. Começamos um novo Natal com uma abordagem completamente diferente, mas ainda mantendo a essência do Natal germânico. Criamos a decoração natalina mais genuína, digna da cidade famosa pelo melhor Natal do Brasil. A criançada vai adorar”, explica.


O que diz a tradição germânica

A tradição da árvore de Natal moderna é cercada de história quanto à sua origem. Alguns afirmam que ela surgiu em Talinn (atual Estônia) em 1441, enquanto outros acreditam que nasceu em Riga (atual Letônia) em 1510. Há também quem defenda que seu surgimento ocorreu em Bremen (atual Alemanha) em algum momento do século XVI. Embora haja debates sobre o local exato de origem da árvore de Natal, os historiadores concordam que suas raízes remontam a tradições medievais associadas a culturas pagãs.

Já árvores de Natal modernas começaram a ser instaladas no interior das residências ao longo do século XVI e eram decoradas com maçãs e nozes. Foi somente no século XIX que se popularizaram, graças à rainha Vitória e ao príncipe Albert do Reino Unido. Devido à origem alemã da mãe da rainha Vitória, a tradição de enfeitar árvores de Natal se espalhou para a Inglaterra e, eventualmente, para outras partes do mundo.

As bolas ornamentais que adornam as árvores de Natal foram inventadas em 1847 por um artesão vidreiro de Lauscha, na Alemanha. Com o tempo, esses enfeites ganharam diversas formas e tamanhos. Além das bolas, outros elementos, como estrelas, também foram adicionados à decoração, simbolizando a Estrela de Belém e representando o nascimento de Jesus, conforme a tradição cristã.

IMG_1752
foto Ana Flávia

Márcio Borges, proprietário do Baviera, também destaca o compromisso do restaurante em inovar enquanto mantém vivas as tradições que o tornaram um sucesso ao longo das décadas. “O Baviera completou 51 anos em 2023 e está se renovando com novidades em nosso menu, com preparos inéditos e harmonizados, inclusive agora aberto no horário de almoço.  No entanto, não deixamos de lado a tradição que fez do nosso restaurante um ícone ao longo dos anos e o Natal, para nós, simboliza a manutenção das tradições e transforma o restaurante em ponto turístico indispensável de fim ano em Curitiba”, afirma.

Quem for ao Baviera nesta época do ano será recebido com uma playlist especial de Natal, selecionada pelos proprietários. Vale a pena conferir este espetáculo, que definitivamente já entrou para o calendário natalino de Curitiba.

Decoração de Natal Baviera
Endereço: Rua Augusto Stellfeld, 18 – Centro Histórico
Horário de funcionamento: Segunda à quinta, das 11h30 às 15h e das 18h às 0h; Sexta, sábado, domingo e feriados das 11h30 às 15h e das 18h à 1h.
Reservas no telefone: (41) 3232-1995
Site com cardápio completo: https://www.cantinabaviera.com.br/cardapio  
Instagram: @cantinabaviera
Apoio: Dcor & Gift