lucca expo aldo3

 

O primeiro Campeonato Brasileiro de Torra de Café,  acontece  a partir desse  final de semana ,  aqui em Curitiba, entre 15 e 18 de setembro e a  Lucca Cafés Especiais  vai   ser uma das anfitriãs do evento , promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O melhor mestre torrador brasileiro   vai ser escolhido , que irá competir no campeonato mundial em dezembro na China.

Serão ao todo 16 competidores de várias regiões brasileiras que vão tentar o título de melhor profissional do Brasil na área de torra de cafés especiais.

O campeonato começa hoje,  sexta-feira, dia 15, na Probat Leogap (fábrica de torrefadoras) com a apresentação do lote de café escolhido e os primeiros testes dos competidores.

Amanhã, sábado, dia 16, cada um  vai apresentar aos juízes um plano de torra, com explicações detalhadas sobre como vão torrar cada grão e o resultado que pretendem obter no final.

Já no  domingo e na segunda-feira, dias 17 e 18, começa a fase sensorial, na Lucca Cafes Especiais, com o café já torrado sendo avaliado pela comissão julgadora.

Ganha aquele que obtiver a melhor nota no processo de torra e de sabor final do grão. O resultado será anunciado na segunda às 13 horas.

 

lucca gerorgia foto aldo1

 

Para receber as delegações e convidados do evento, a barista Georgia Franco de Souza, proprietária da Lucca Cafés Especiais, que é uma das juízas do campeonato, preparou a exposição Paixão por Café com 10 imagens do processo da torra do café feitas pelo fotógrafo Aldo Gusmão. A mostra, com ampliações (30X45) em cor e P&B, abre na sexta-feira, dia 15, às 19 horas, e fica em cartaz durante um mês na cafeteria. Ela conta que aproveitou as paredes para transformar o ambiente num espaço de artes. “O processo de torrefação do café tem algumas nuances que foram captadas pelas fotografias do Aldo”, finaliza Georgia.

 

 Campeonato Brasileiro de Torra de Café. Dias 15, 16, 17 e 18. Provas sensoriais na Lucca Cafés Especiais no domingo e na segunda.

Abertura da exposição Paixão por Café do fotógrafo Aldo Gusmão na sexta-feira, dia 15, às 19 horas.

Lucca Cafés Especiais – Alameda Presidente Taunay, 40. Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 9 às 20h. Sábados, das 9 às 21h. Domingos, das 12 às 21h.

Telefone: 41- 3016-6675

Fotos Aldo  Gusmão