Choro Cruzado1 (1)
Crédito fotográfico: Nicolas Salazar/divulgação

O grupo Choro Cruzado vai realizar o lançamento de seu álbum de estreia em Curitiba nesta terça-feira, dia 22, às 20 horas, Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho). A apresentação marca a abertura da 10ª edição do Festival É No Choro Que Eu Vou. O grupo é formado por Rodrigo Milek (clarinete e clarone), Marcela Zanette (flauta transversal), Victor Romero (cavaquinho), Otto Lenon (percussão) e Lucas Melo (violão de 7 cordas), e nesta apresentação vai ter as participações especiais de Lauro Ribeiro (trombone) e Marcílio Lopes (bandolim). A entrada é gratuita e pode ser retirada pelo link do Sympla – com ingresso solidário (opcional) de 1 kg de alimento não perecível.

Curitiba recebe o show de lançamento do álbum do grupo Choro Cruzado, justamente no dia 22 de abril, véspera do Dia Nacional do Choro, em comemoração ao nascimento de seu maior representante: Pixinguinha. O grupo tem se destacado por suas interpretações dos grandes clássicos do choro, sempre com arranjos que valorizam a beleza melódica e o virtuosismo instrumental. Nas 12 músicas que compõem o repertório do disco/show, além de compositores contemporâneos, eles apresentam clássicos de mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Radamés Gnattali. Moacir Santos entre outros.

Sobre a escolha do repertório, os integrantes – todos músicos experientes e dedicados ao choro-, explicam que fizeram uma seleção de obras dos grandes mestres do passado e, também, das criações de talentosos compositores da nova geração. E, a partir daí, fizeram uma releitura cuidadosa dos choros, criando então uma atmosfera musical com muita personalidade. O resultado é um projeto que celebra a tradição do gênero, ao mesmo tempo em que reafirma sua vitalidade e constante renovação de um dos estilos mais tradicionais e autênticos da música brasileira.

O Festival É no Choro que Eu Vou – Um Sarau para Radamés celebra a tradição do choro, conectando o público a esse patrimônio da música brasileira. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Edital 251/2022 – Mecenato Subsidiado, com incentivo do Positivo. Se alguém perguntar onde estou, diga que “É no Choro que Eu Vou”! Viva o Choro!

Choro Cruzado

O Choro Cruzado se formou em 2022, durante os três anos de vida, o grupo tem se destacado por suas interpretações cativantes dos grandes clássicos do choro, sempre com arranjos que valorizam a beleza melódica e o virtuosismo instrumental. Em janeiro deste ano eles gravaram seu primeiro álbum com direção musical de Marcílio Lopes, que foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná com patrocínio da Copel, Rodoparaná, Timber e Frimesa

Serviço: Choro Cruzado, terça-feira, dia 22, às 20 horas

Show Lançamento do Álbum- Choro Cruzado- Festival É NO CHORO QUE EU VOU. Participações Especiais: Lauro Ribeiro (trombone) e Marcílio Lopes (bandolim)

Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)

Ingressos gratuitos pelo Sympla i ingresso solidário (opcional) 1 Kg de alimento não perecível

SUGESTÃO DE BOX

Repertório do show:

1-Choro Cruzado (Eduardo Neves)

2- Atlântico (Ernesto Nazareth)

3- Sobe e Desce (Waldir Azevedo)

4- Ingênuo (Pixinguinha)

5- A Generosidade como Missão (Marcílio Lopes)

6- Lembranças da Bahia (Toco Preto/Pitanga)

7- Os Boêmios (Anacleto de Medeiros)

8- Remexendo (Radamés Gnattali)

9- Coisa nº10 (Moacir Santos)

10- Maravilha (Aquiles Moraes)

11- Já te Digo (Pixinguinha/China)

12- Gafieira Carioca nº2 (Zé Menezes)

via assessoria