
Com o estabelecimento na plataforma do iFood desde 2017, o Cidadão do Mundo atualmente é uma das hamburguerias mais conhecidas de Curitiba e conseguiu essa notoriedade, em partes, graças ao trabalho com o delivery.
“A plataforma nos ajudou a crescer muito no mercado de delivery, proporcionando um aumento de 400% a 500% no faturamento desde então”, afirma Fabio Ikoma, proprietário do Cidadão do Mundo. “A visibilidade que traz é um diferencial muito grande. Hoje o iFood está presente na grande maioria dos celulares e toda vez que um cliente abre o app, nossa marca aparece para um número muito grande de pessoas”.
A plataforma também presta todo o suporte necessário, afirma Ikoma, no que precisam para performar bem no delivery, com as ferramentas e toda tecnologia que é disponibilizada aos restaurantes parceiros.
Os itens mais comercializados no Cidadão do Mundo atualmente são hambúrgueres e pratos da cozinha brasileira do dia a dia. O ticket médio do nosso estabelecimento gira em torno de R$ 50,00.
Hoje, além do Cidadão do Mundo, a marca também está presente no iFood com o Cidadão do Mundo Vegan e a Veganete, que são lojas voltadas especificamente para o público vegano e vegetariano. A grande maioria dos pedidos entram pela plataforma do iFood.
Participar das promoções especiais que o iFood realiza, e subsidia uma parte como incentivo, tem sido uma parte importante da estratégia de negócio, explica Ikoma. “Elas ajudam a alavancar vendas e dar mais visibilidade para os restaurantes na sua plataforma”, ressalta. “Participar das promoções foi o maior diferencial, pois conseguimos levar nossos produtos a uma quantidade enorme de consumidores em Curitiba, o que tornou nossa marca muito famosa”.
Em alguns meses, lembra ele, o Cidadão do Mundo fez “inacreditáveis” 23 mil entregas, entrando por alguns meses no topo dos restaurantes que mais entregam pedidos no Brasil via iFood.
“A virada de chave foi quando percebemos que poderíamos atender com o iFood um número muito maior de pessoas do que comportaria no nosso salão”, destaca. “Nossa capacidade de espaço é de cerca de 100 a 120 pessoas. No iFood, atendemos uma média de 500 clientes por dia”.
Para isso, foi necessário reformular parte da cozinha para torná-la mais rápida e funcional. Ikoma investiu em equipamentos específicos para delivery, como pistas aquecidas, conservadora de proteínas, pass through aquecido, computadores e softwares de monitoramento de entregas, embalagens especiais, dentre outras melhorias.
“Acredito que o que fez funcionar tão bem, foi ter o parceiro certo como o iFood e, o nosso amor e gratidão por todas as pessoas que compram nossos produtos, queremos que elas tenham uma ótima experiência”, destaca. “Obviamente, nem sempre acertamos, e quando erramos, tentamos solucionar os problemas de maneira que sempre agrade ao cliente, o nosso pós-venda também é um diferencial”.
Fábio Ikoma foto Guto Souza divulgação com assessoria