Mesa Dividida Ovos

Como identificar um ovo de qualidade

Bárbara Browne mesadividida@gmail.com
Granja Mantiqueira – Foto Bruno de Lima 228 (1)

Granja Mantiqueira - Crédito da Foto - Bruno de Lima divulgação

No Dia Mundial do Ovo, que foi celebrado em 10 de outubro, a Mantiqueira Brasil maior produtora da América do Sul, abre as portas da sua produção para ensinar o consumidor a reconhecer um bom ovo. Mais do que um ingrediente básico, o ovo é um alimento completo, rico em proteínas e nutrientes, que merece atenção na escolha e no armazenamento. “Nem todo ovo é igual”, alerta Cristiane Cantelli Mortari, gerente executiva de Qualidade da Mantiqueira Brasil. “Desde a alimentação das aves até a entrega ao consumidor, nossos ovos seguem padrões rígidos, auditados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com etapas como lavagem, desinfecção e classificação automática por peso e integridade da casca.”

O que observar ao comprar ovos? Segundo a especialista, na hora de escolher na prateleira, vale checar, embalagem com informações claras, como categoria, coloração da casca, peso, enriquecimentos e validade; Casca limpa e sem rachaduras  mesmo que rugosa ou mais fina, desde que íntegra, está ok; Evite cascas manchadas ou trincadas e desconfie de qualquer ovo com vazamento ou odor forte. Dica prática, segure o ovo contra a luz. Se o interior estiver escurecido, descarte. É sinal de contaminação. Higiene começa na granja

Na Mantiqueira, os ovos já chegam lavados e desinfetados um diferencial importante para garantir segurança alimentar. Porém, quem preferir pode lavá-los com água clorada antes do uso, sem problema.

Como armazenar corretamente? Evite o compartimento da porta da geladeira. “A oscilação de temperatura ali é maior”, explica Cristiane. O ideal é guardar os ovos dentro da geladeira, em prateleiras internas. Também fique atento a alterações no interior do ovo, como mistura de clara e gema, odor estranho ou mudança de cor. Esses sinais indicam contaminação.

Por que escolher ovos de qualidade?

Além de nutritivo e versátil, o ovo precisa ser seguro. Boas práticas na produção garantem não só mais sabor, mas também bem-estar animal e menor risco de contaminação. Neste Dia Mundial do Ovo, a Mantiqueira Brasil reforça uma mensagem essencial: o cuidado com o que vai ao prato começa bem antes da cozinha e continua nas nossas escolhas diárias. 

com assessoria

⚠ Comunicar erro